Entendendo o medo da matemática e como oferecer ajuda nas aulas
Resumo
Este estudo recapitulativo enfoca o tema do medo da matemática e fornece maneiras de lidar com ele nas aulas de matemática. Destina-se a alunos, professores, professores e gestores com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre esta emoção e assim evitar a sua geração na escola. Há escolares que têm medo de ir para a aula e de enfrentar problemas relacionados à matemática. Essa emoção negativa ocorre em situações em que números, cálculos e resolução de problemas matemáticos estão presentes. Os alunos afetados sentem-se desconfortáveis, tensos, evitando e rejeitando a matemática. O medo da matemática se desenvolve na escola, onde o comportamento dos professores é relevante. Um papel secundário é desempenhado pelos pais em suas intervenções com a lição de casa. Possíveis estratégias pedagógicas são propostas para evitá-lo e reduzi-lo e, assim, não afetar o processo de aprendizagem e desempenho.
Downloads
Referências
Auzmendi Escribano, E. (1992). Las actitudes hacia la matemática-estadística en las enseñanzas medias y universitaria. Características y medición. Bilbao: Ediciones Mensajero.
Ashcraft, M., y Krause, J. (2007). Working memory, math performance, and math anxiety. Psychonomic Bulletin & Review, 14 (2), 243–248.
Ashcraft, M., y Moore, A. (2009). Mathematics Anxiety and the Affective Drop in Performance. Journal of Psychoeducational Assessment, 27(3), 197–205.
Ashcraft, M., Krause, J., y Hopko, D. (2007). Is math anxiety a mathematics learning disability? En D. Berch y M. Mazzocco (Eds.), Why is math so hard for some children? The nature and origins of mathematical difficulties and disabilities, Baltimore: Paul H. Brookes Publishing. 197-205.
Atkinson, J. (1957). Motivational determinants of risk- taking behavior. Psychological review, 64 (6), 359 – 372.
Barkmann, C., Schulte-Markwort, M., y Brähler, E. (2011). Klinisch- psychiatrische Ratingskalen für das Kindes- und Jugendalter, Göttingen: Hogrefe Verlag.
Beck, G., McNiff, J., Clapp, J., Olsen, S., Avery, M., y Houston, J. (2010). Exploring Negative Emotion in Women Experiencing Intimate Partner Violence: Shame, Guilt, and PTSD, Behavior Therapy, 42, 740–750.
Beilock, S., y Maloney, E. (2015). Math anxiety: a factor in math achievement not to be ignored. Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 2 (1), 4 – 12.
Beilock, S., Gunderson, E., Ramirez, G., y Levine, S. (2010). Female teachers’ math anxiety affects girls’ math achievement, Proceedings of the National Academy of Sciences, 107(5), 1860-1863.
Beilock, S., y Willingham, D. (2014). Ask the Cognitive Scientist. Math Anxiety: Can Teachers Help Students Reduce It? American Educator, 38, 28-33.
Cárdenas, C. (2008). Identificación de tipologías de actitud hacia las matemáticas, Perfiles Educativos, 30(122), 94-108.
Cassady, J. (2004), The influence of cognitive test anxiety across the learning–testing cycle, Learning and Instruction, 14, 569 – 592.
Fennema, E., y Sherman, J. (1976). Mathematics attitudes scales: instruments designed to measure attitudes toward the learning of mathematics by females and males. Journal for Research in Mathematics Education, 7(5), 324- 326.
Frenzel, A., Götz, T., y Pekrun, R. (2007). Kontroll-Wert-Modell der Prüfungsangst. En J. Zumbach y H. Mandl, Pädagogische Psychologie in Theorie und Praxis, Göttingen: Hogrefe. 275 – 284
Frenzel, A., Götz, T., y Pekrun, R. (2009). Emotionen. En E. Wild y J. Möller (Ed.), Pädagogische Psychologie, Heidelberg, Springer. 205-231.
Götz, T., Frenzel, A., Dresel, M., y Pekrun, R. (2011). Emotion, motivation und selbstreguliertes lernen. Paderborn: Ferdinand Schöningh.
Götz, T. y Kleine, M. (2006). Emotionales erleben im mathematikunterricht, Mathematik Lehren, 135, 4 – 9.
Götz, T., Keller, M., y Martiny, S. (2012). Emotionales erleben in den MINT-Fächern: ursachen, geschlechtsunterschiede und interventionsmöglichkeiten. En H. Stoeger, A. Ziegler y M. Heilemann (Eds.), Mädchen und frauen in MINT. bedingungen von geschlechtsunterschieden und interventionsmöglichkeiten, Berlín: LIT. 135–161.
Hanisch, G. (2004). Messung von Schulangst. Erziehung und Unterricht, 154, 897-902.
Hoyer, J., y Margraf, J. (2003). Fragebogen und Ratingskalen zur globalen Messung von Angst, Ängstlichkeit und Angststörungen. En J.
Hoyer y J. Margraf (Ed.), Angstdiagnostik. Berlin, Heidelberg: Springer. 97-175.
Knigge-Illner, H. (2009). Prüfungsangst bewältigen. Workshop-Programm für Gruppen. Psychotherapeut, 5, 334–345.
Krohne, H. – W. (2010). Psychologie der Angst: Ein Lehrbuch. Stuttgart: Kohlhammer.
Levine, S., Gunderson, E., Maloney, E., Ramirez, G., y Beilock, S. (2015). The role of parents in young children’s math learning: Cognitive and emotional factors, artículo presentado en el encuentro bienal de la sociedad de investigación sobre el desarrollo infantil, 19-21 marzo del 2015, Philadelphia, Estados Unidos.
Lim, S. – Y., y Chapman, E. (2013). An Investigation of the Fennema-Sherman Mathematics Anxiety Subscale. Measurement and Evaluation in Counseling and Development, 46 (1), 26–37.
Lyons, I., y Beilock, S. (2011). Mathematics Anxiety: Separating the Math from the Anxiety. Cerebral Cortex Advance Access, 22 (9), 2102–2110.
Maloney, E., Waechter, S., Risko, E., y Fugelsang, J. (2012). Reducing the sex difference in math anxiety: The role of spatial processing hability. Learning and Individual Differences, 22 (3), 380–384.
Maloney, E. y Beilock, S. (2012). Math anxiety: who has it, why it develops, and how to guard against it. Trends in Cognitive Sciences, 16(8), 404–406.
Maloney, E., Ramirez, G., Gunderson, E., Levine, S., y Beilock, S. (2015). Intergenerational Effects of Parents’ Math Anxiety on Children’s Math Achievement and Anxiety. Psychologial Science, 26(9), 1480-1488.
Moreano, G. (2005). Relaciones entre autoconcepto académico, atribuciones de éxito y fracaso, y rendimiento académico en escolares preadolescentes. Revista de Psicología, 23 (1), 5-37.
Panadero, E., y Tapia, J. – A. (2014). Teorías de autorregulación educativa: una comparación y reflexión teórica. Psicología Educativa, 20, 11 – 22.
Pekrun, R., y Götz, T. (2006). Emotions regulation: Vom Umgang mit Prüfungsangst. En H. Mandl y H. Friedrich (Edits.), Handbuch Lernstrategien, Göttingen: Hogrefe. 248–258.
Porsch, R., Strietholt, R., Macharski, T., y Raner, B. (2015). Mathematikangst im Kontext – Ein Inventar zur situationsbezogenen Messung von Mathematikangst bei angehenden Lehrkräften, Journal für Mathematik Didaktik, 36, 1–22.
Reyes-Santander, P., Höfele, M., y Soto-Andrade, J. (2016). Pensamiento matemático: Cuatro dimensiones para el desarrollo del ser humano. Chisinau: Editorial Académica Española.
Richardson, F., y Suinn, R. (1972). The Mathematics Anxiety Rating Scale: Psychometric data. Journal of Counseling Psychology, 19 (6), 551 - 554.
Sachs, J., y Shing, L. (2007). Shortened versions of Fennema-Sherman mathematic attitude scales employing trace information. Psychologia, 50, 222 – 235.
Schumacher, Ch. (2016). Prufungsangst in die Schule. Münster: Waxmann.
Singer, K. (2000). Wenn Schule krank macht. Wie macht sie gesund und lernbereit? Wenheim: Beltz Taschenbuch.
Schoen, T. H., y Vitalle, M. S. (2012). What am I afraid of? Revista Paulista de Pediatría, 30 (1), 72-78.
Sierral, J. C., Ortega, V., Zubeidatl, I. (2003). Ansiedad, angustia y estrés: tres conceptos a diferenciar. Revista Mal-Estar, 3 (1), 10-59.
Stöber, J., y Schwarzer, R. (2000). Angst. En J. Otto, H. Euler y H. Mandl (Eds.), Emotionspsychologie: Ein Handbuch. Weinheim: Beltz/PVU. 189-198.
Suinn, R., y Winston, E. (2003). The mathematics anxiety rating scale, a brief version: psychometric data. Psychological Reports, 92 (1), 167–173.
Taylor-Spence, J., y Spence, K. W. (1966). The motivational component of manifest anxiety: Drive and Drive-Stimuli. En Ch. D. Spielberger (Ed.), Anxiety and Behavior. London, NY: Academic Press. 291-326.
Vester, F. (2001). Denken, Lernen, Vergessen. Was geht in unserem Kopf vor, wie lernt das Gehirn, und wann lässt es uns im Stich? München: dtv.
Direitos de Autor (c) 2023 Pamela Reyes Santander
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-12-29
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28