Avaliação de um Entorno Virtual de Enseñanza y Aprendizaje de Matemática Discreta por parte do alumnado
Resumo
Este artigo apresenta a opinião e avaliação dos alunos de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem de Matemática Discreta implementado sob a estratégia de sala de aula estendida, no primeiro ano das carreiras de Engenharia da Universidade Nacional de La Matanza, Argentina. O referido ambiente foi desenvolvido com o objetivo de responder às limitações em termos de conteúdos curriculares presenciais e de espaço temporal que dificultam a utilização de metodologias ativas. A configuração é descrita e, em seguida, os resultados de uma pesquisa de opinião são exibidos. Uma avaliação positiva da experiência e do ambiente é evidente.
Downloads
Referências
Adell, J., Castellet J. y Pascual, J. (2004). Selección de un entorno virtual de enseñanza/aprendizaje de código fuente abierto para la Universitat Jaume I. Recuperado el 11 de junio de 2021 de https://cent.uji.es/doc/eveauji_es.pdf
Aparisi, L. (2018). Aulas extendidas para cursos de matemática inicial de la universidad nacional Arturo Jauretche [Tesina, Universidad Tecnológica Nacional]. Repositorio Institucional Abierto-UNT.BA.
Area, M. y Adell, J. (2009). e-Learning: Enseñar y aprender en espacios virtuales. En J. De Pablos (Ed.), Tecnología Educativa. La formación del profesorado en la era de Internet (pp.391-424). Aljibe.
Avello Martínez, A. y Duart, D., J. (2016). Nuevas tendencias de aprendizaje colaborativo en e- learning. Claves para su implementación efectiva. Estudios Pedagógicos, 42(1), 271-282. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052016000100017
Barberá, E. y Badia, A. (2005). Hacia el aula virtual: actividades de enseñanza y aprendizaje en la red. Revista Iberoamericana De Educación, 36 (9), 1-22. https://doi.org/10.35362/rie3692769
Cocunubo-Suárez, J., Parra-Valencia, J. y Otálora-Luna, J. (2018). Propuesta para la evaluación de Entornos Virtuales de Enseñanza Aprendizaje con base en estándares de Usabilidad. TecnoLógicas, 21 (41), 135-147. https://doi.org/10.22430/22565337.732
López García, J.C. (16 de enero de 2021). La taxonomía de Bloom y sus actualizaciones.Eduteka. Recuperado 12 de julio de 2021 de https://eduteka.icesi.edu.co/articulos/TaxonomiaBloomCuadro
Montagud Mascarell, M.D. y Gandía Cabedo, J. (2013). Entorno virtual de aprendizaje y resultados académicos: evidencia empírica para la enseñanza de la Contabilidad de Gestión. Revista de Contabilidad, 17 (2) ,108–115. https://doi.org/10.1016/j.rcsar.2013.08.003
Oltolina Giordano, M. T. (2015). La formación de competencias digitales de estudiantes de profesorados universitarios: La estrategia de e-actividades en un modelo de aula extendida [tesis de Maestría, Universidad Nacional de La Plata]. Memoria Académica. Repositorio institucional FaHCE-UNLP. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1214/te.1214.pdf
Pirro, A., De Paolis, L. y Massa, S. A. (2019). Aula virtual: su diseño e implementación en cursos iniciales de Cálculo. Recuperado el 6 de junio de 2021 de https://encuentros.virtualeduca.red/storage/ponencias/peru2019/
MG7RRXYKccmgCJ1hNdZlm29wpekqwS8dulvx9ldD.pdf
Rodríguez-Rodríguez, J., y Reguant-Álvarez, M. (2020). Calcular la fiabilidad de un cuestionario o escala mediante el SPSS: el coeficiente alfa de Cronbach. Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 13(2), 1–13. https://doi.org/10.1344/reire2020.13.230048
Zangara, A. (2008). Conceptos básicos de educación a distancia o ... “las cosas por su nombre” [sección de conferencia]. Seminario de educación a distancia, Universidad Nacional de La Plata, Buenos Aires. Argentina.
Zapata, M. (2003). Evaluación de un sistema de gestión del aprendizaje. Revista De Educación a Distancia, 3. https://revistas.um.es/red/article/view/25671
Direitos de Autor (c) 2023 Marcela Elisabet Bellani,Betina Susana Williner
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-02-02
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-31