Através de ruas e praças: Matemática no seu ambiente

  • Julio Rodríguez Taboada IES As Barxas de Moaña
Palavras-chave: Modelagem, sentido socioafetivo, rotas matemáticas, conexões.

Resumo

Neste artigo, pretendemos mostrar exemplos do potencial do ambiente dos nossos alunos como um recurso para o ensino da matemática. A utilização deste recurso permite a integração da realidade dos alunos na sua aprendizagem matemática, melhorando a sua atitude em relação à disciplina e a sua motivação para enfrentar novos desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arce, M., Arnal, M., Conejo, L., García, I., y Méndez, M. (2022). Matemáticas transversales. En L., Blanco, N., Climent, M.T., González-Astudillo, A. Moreno, G. Sánchez-Matamoros, C. de Castro, y C. Jiménez-Gestal. (eds.). Aportaciones al desarrollo del currículo desde la investigación en educación matemática. Editorial Universidad de Granada.

Blanco, L. J. (2012). Influencias del dominio afectivo en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. En N. Planas (Ed.), Teoría, crítica y práctica de la educación matemática (pp. 171-185). Graó.

CEMAT (2021). Bases para la elaboración de un currículo de Matemáticas en Educación no Universitaria. Comité Español de Matemáticas.
García Agra, P., y Rodríguez Taboada, J. A. (2020) Las Matemáticas del Arte. Más allá del número de oro. Editorial Catarata.

Menoyo Díaz, Mª Pilar (2022). Educar la mirada matemática, enseñar a mirar: La potencialidad didáctica de los microrrelatos a partir de fotografías. En Actas de las XX JAEM. FESPM
Publicado
2023-08-11
Como Citar
Rodríguez Taboada, J. (2023). Através de ruas e praças: Matemática no seu ambiente. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 19(68). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1521
##plugins.generic.dates.received## 2023-08-11
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-11