Sobre el uso de LaTeX en el ámbito docente

Resumo

LaTeX é um sistema tipográfico de alta qualidade que hoje se tornou uma ferramenta fundamental para a preparação de textos ou trabalhos acadêmicos de diversos tipos, que contêm principalmente um grande número de fórmulas, símbolos ou expressões matemáticas. Embora a princípio possa ser intimidante de usar, as capacidades e recursos do LaTeX superam em muito quaisquer dificuldades iniciais que possam surgir. Neste trabalho mostraremos, do ponto de vista prático, diversas potencialidades do LaTeX destinadas ao desenho de algumas das tarefas diárias que os professores realizam semana após semana, e em particular a tentar facilitar a preparação de fichas de trabalho, questionários ou exames, que acaba sendo uma tarefa que normalmente não recebe ênfase especial nos resumos tradicionais de LaTeX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Juan Matías Sepulcre, Universidad de Alicante

Profesor Titular de Universidad desde el año 2017. Es autor de numerosos libros y artículos de interés docente y de investigación relacionados especialmente con el área del análisis matemático y publicados en revistas de reconocido prestigio del área.
Página web: http://personal.ua.es/jm-sepulcre/

Referências

Alexánder, A. y Walter, F. (2017). Edición de textos científicos LaTeX. Segunda edición. Revista digital Matemática, Educación e Internet, Instituto tecnológico de Costa Rica.

Cascales, B., Lucas, P., Mira, J. M., Pallarés, A. J. y Sánchez-Pedreño, S. (2003). El libro de LaTeX. Madrid: Pearson-Prentice Hall.

Dickinson, J., Oman, P. (1989). Tex/LaTeX: A natural for technical publishing. IEEE Software, 6 (5), 97-101.

Grätzer, G. (2016). More Math into LaTeX. Quinta edición. Toronto: Springer.

Kottwitz, S. (2011). LaTeX beginner's guide. Birmingham: Packt Publishing.

Krantz, S.G. (2008). The proof is in the pudding. CARMA. https://carmamaths.org/resources/jon/Preprints/Books/MbyE/Second-Ed/Material/krantz-proof.pdf

Mulero, J. y Sepulcre, J.M. (2020). LaTeX con palabras clave. Segunda edición. Alicante: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Alicante.

Mulero, J. y Sepulcre, J.M. (2017). Algunos recursos de LaTeX relacionados con tareas docentes. En Roig-Vila et al. (Ed.), Redes colaborativas en torno a la docencia universitaria (p. 497-506). Instituto de Ciencias de la Educación de la Universidad de Alicante.

Enlaces

[i] Distribuidor MiKTeX: https://miktex.org/

[ii] Editor TeXmaker: http://www.xm1math.net/texmaker/

[iii] Editor WinEdt: http://www.winedt.com/

[iv] Editor TeXstudio: https://www.texstudio.org/

[v] Editor TeXworks: http://www.tug.org/texworks/

[vi] Procesador de documentos LyX: https://www.lyx.org/

[vii] Cursos MOOC: Primeros pasos en LaTeX para la preparación de textos científicos (Equipo docente: J. Mulero, J.M. Sepulcre): https://web.ua.es/es/ice/pensemonline/todos-mooc-nooc/primeros-pasos-en-latex-para-la-

preparacion-de-textos-cientificos.html

Segundos pasos en LaTeX para la preparación de textos científicos (Equipo docente: J. Mulero, J.M. Sepulcre): https://web.ua.es/es/ice/pensemonline/todos-mooc-nooc/segundos-pasos-en-latex-para-la-preparacion-de-textos-cientificos.html

[viii] Editor en línea de ecuaciones LaTeX:https://www.codecogs.com/latex/eqneditor.php

[ix] Editor de R: https://posit.co/download/rstudio-desktop/

[x] PyTest: software para la elaboración de exámenes tipo test: http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/78537

[xi] LaTeX Community: The world’s LaTeX knowledge: http://www.latex-community.org/

[xii] Stack Exchange Network. Search on TeX-LaTeX: http://tex.stackexchange.com/

[xiii] Lista de preguntas y respuestas frecuentes del grupo de usuarios hispanohablantes CervanTeX: https://osl.ugr.es/CTAN/help/es-tex-faq/FAQ-CervanTeX.pdf

[xiv] MacTeX: The most frequently asked questions: https://www.tug.org/mactex/faq.html

Publicado
2024-08-30
Como Citar
Sepulcre, J. M. (2024). Sobre el uso de LaTeX en el ámbito docente. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 20(71). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1594
##plugins.generic.dates.received## 2024-04-02
##plugins.generic.dates.accepted## 2024-07-25
##plugins.generic.dates.published## 2024-08-30