Los Campos conceptuales y complejidad ontológica en resolución de problemas de matemáticas

  • Victor Oxley Insfrán Universidad Gran Asunción UNIGRAN

Resumo

Este artigo examina a interação entre os campos conceituais de Gérard Vergnaud e a complexidade ontológica presente na resolução de problemas matemáticos no contexto escolar. Através de uma abordagem teórica, a análise baseia-se na teoria dos campos conceituais e na forma como os alunos desenvolvem estratégias de resolução de problemas através da compreensão dos invariantes e situações associadas aos conceitos matemáticos. Conclui-se que a compreensão da complexidade ontológica, facilitada por um ensino que integra diversas representações semióticas, melhora significativamente a capacidade de resolução de problemas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Victor Oxley Insfrán, Universidad Gran Asunción UNIGRAN

Lic. en Filosofía por la Universidad Nacional de Asunción UNA (Mejor egresado promoción 2002)

Master (2014) y Dr. (2018) en Ciencias de la Educación por la Universidad Gran Asunción UNIGRAN

Es autor de numerosos libros y artículos de interés y de investigación, publicados en revistas de reconocido prestigio del área. Catedrático en varias Universidades e Institutos de Educación Superior. Es investigador en el Sistema Nacional de Investigadores SISNI-PRONII del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología CONACYT (Paraguay)

 

Referências

Agencia de Calidad de la Educación (2016). TERCE: Tercer Estudio Regional Comparativo y Explicativo. Ejemplos de preguntas de Lectura, Matemática y Ciencias, Santiago.

Duval, R. (2006). A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational Studies in Mathematics, 61(1-2), 103-131.

Mateus-Nieves, E. & Devia Díaz, H. (2021). Desarrollo de habilidades del pensamiento matemático desde la formulación y resolución de problemas de enunciado verbal. Acta Scientiae, 23(1), 30-52. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5845

Oxley Insfrán, V. M. (2020). Complejidad ontológica y enunciados de problemas matemáticos. Revista Científica Estudios E Investigaciones, 9(1), 17-39. https://doi.org/10.26885/rcei.9.1.17

Oxley Insfrán, V. (2024). Educación Matemática Escolar y otros ensayos. Filosofar la realidad en clave analítica. Bubok.

Pinzón Pérez, D. & González Palacio, E. (2022). Incidencia de las habilidades de pensamiento algorítmico en las habilidades de resolución de problemas. Estudios Pedagógicos, 48(2), 415-433.

Vergnaud, G. (1990). La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, 10(2), 133-170.

Vergnaud, G. (1998). El niño, las matemáticas y la realidad. México: Trillas.

Vergnaud, G. (2013). Pourquoi la théorie des champs conceptuels? Infancia y Aprendizaje, 36(2), 131-161.

Zhou, X., Li, M., Li, L., Zhang, Y., Cui, J., Liu, J., & Chen, C. (2018). The semantic system is involved in mathematical problem solving. NeuroImage, 166, 360-370. http://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2017.11.017

Publicado
2025-04-30
Como Citar
Oxley Insfrán, V. (2025). Los Campos conceptuales y complejidad ontológica en resolución de problemas de matemáticas. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 21(73). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1666
##plugins.generic.dates.received## 2024-09-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2025-04-28
##plugins.generic.dates.published## 2025-04-30