A aprendizagem do conceito de função em alunos do Ensino Fundamental: uma alternativa didática.
Resumo
No artigo é analisado a aprendizagem da função de conceito e o foco metodológico do assunto Matemático pelo tratamento deles/delas. O objetivo deles/delas consiste em propor uma alternativa didática para a formação e fixação da função de conceito; este jerarquiza as relações entre os conteúdos, o uso em modos de representação diferentes e a transferência entre representações. A realização deles/delas exigiu o emprego de uma metodologia quantitativa que permitiu estudar as fundações teóricas do processo de ensino-aprender do conceito que é analisado e a ação dos estudantes durante a formação e fixação do mesmo. A aplicação prática deles/delas confirmou resultados favoráveis na aprendizagem da função de conceito por parte dos estudantes.
Downloads
Referências
Acosta, S., Domínguez, O., Quintana, A., Gort, M., Báez, L., Cantón, J. y Cantero, R. (2016). Orientaciones Metodológicas Matemática Octavo Grado. Pueblo y Educación.
Álvarez, M., Almeida, B. y Villegas, E. (2014). El Proceso De Enseñanza – Aprendizaje de la asignatura Matemática. Documentos Metodológicos. Pueblo y Educación.
Ballester, S., García, J. E., Almeida, B., Álvarez, M., Rodríguez, M., González, R. A., Villegas, E., Fonseca, A. y Puig, N. (2018). Didáctica de la Matemática (Tomo 1). Editorial Pueblo y Educación.
Ballester, S., Santana, H., Hernández, S., Cruz, I., Arango, C., García, M., Álvarez, A., Rodríguez, M., Batista, L., Villegas, E., Bernardino, A. y Torres, P. (1992). Metodología de la Enseñanza de la Matemática, Tomo I. Pueblo y Educación.
Ballester, S. (2009). La clase de matemática una alternativa desarrolladora para su estructuración. Ponencia al Evento de la Cátedra Dulce María Escalona. La Habana, Cuba.
Bronzina, L., Chemello, G., y Agrasar, M. (2009). Aportes para la enseñanza de la Matemática. Salesianos Impresores S.A.
Diogo, J. Das D. (2017). Tareas de aprendizaje para la formación de la habilidad representar gráficamente la función cuadrática en estudiantes de noveno grado. Trabajo de diploma. Sancti Spíritus, Universidad de Ciencias Pedagógicas.
Domínguez, O. y Acosta, S. (2016). Programa de Matemática de Octavo Grado. Pueblo y Educación.
Niño, Y. C. (2020). El diálogo en el aprendizaje del concepto función. Acta Latinoamericana de Matemátia Educativa. Volumen 33, Número 1, año 2020.
Riscanevo, L. (2017). Aprendizaje, experiencia y formación investigativa del profesor de matemáticas: tejiendo historias. Tesis de Doctorado no publicada, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Colombia.
Rodríguez, L. y Pérez, M. (2013). Didáctica de las Funciones en la enseñanza media superior. CD Pedagogía 2013. ISBN 978-959-18-0809-7. Disponible en https://www.researchgate.net/profile/Lissette_Rodriguez_Rivero/publication/321475424_Didactica_de_las_funciones_en_la_ensenanza_media_superior/links/5a22d31ca6fdcc8e8666d34e/Didactica-de-las-funciones-en-la-ensenanza-media-superior.pdf
Rodríguez, L., Bernal, R., y Pérez, M. (2013). La comprensión del concepto de función lineal y conceptos subordinados. Una experiencia con alumnos de duodécimo grado. Evento Pedagogía 2013. ISBN 978-959-18-0809-7. Disponible en https://www.researchgate.net/profile/Lissette_Rodriguez_Rivero/publication/321475421_La_comprension_del_concepto_de_funcion_lineal_y_conceptos_subordinados_Una_experiencia_con_estudiantes_de_duodecimo_grado/links/5a22d2d20f7e9b71dd0521ac/La-comprension-del-concepto-de-funcion-lineal-y-conceptos-subordinados-Una-experiencia-con-estudiantes-de-duodecimo-grado.pdf
Rodríguez, L., Ponce, Y. y Pérez, A. (2016). La comprensión matemática de las funciones en interdisciplinariedad con la Física a través de problemas de la vida práctica. UNION. No. 47, 176-191. Disponible en https://union.fespm.es/index.php/UNION/issue/view/54/53
Rodríguez, L., Bello, J., Conrado, L. y Pérez, A. (2018). Aula virtual para el aprendizaje de las funciones en décimo grado. Ciencias Informáticas: investigación, innovación y desarrollo. Uciencia 18. Ediciones Futuro. Disponible en http://edacunob.ult.edu.cu/handle/123456789/76
Torres, P. (2016). La enseñanza de la matemática en tiempos de innovación. Conferencia impartida en el Congreso Internacional Didáctica de las Ciencias. En: CD Congreso Internacional Didáctica de las Ciencias.
Valle, A. (2010). Algunos resultados científico pedagógicos. Vías para su obtención. Libro en soporte digital. Ciudad de la Habana, Cuba.
Direitos de Autor (c) 2023 Andel Pérez González,Lissette Rodríguez Rivero,Serafim Songuile Gumba Marcolino
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-31
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28