Polemização
Resumo
Este artigo introduz o leitor ao conceito da polemização do saber escolar. Ele expõe um reposicionamento do papel docente diante de várias situações de sala de aula em que se busca que o aluno se torne responsável pela tarefa da validação do saber. Consideramos o saber matemático como algo relativo edialético que a subjetividade do aluno pode criar e transformar, dando-lhe um sentido interno e uma significação pessoal, tanto assim como social. No caminho da proposta, enquadramo-nos numa perspectiva da teoria socioepistemológica, que nos permite rever questões relacionadas ao saber escolar, comunidades de práticas, problematização e empoderamento, bases a partir das quais podemos pensar a polemização e os novos regimes de verdade.
Downloads
Referências
Bell, E. T. (2014). Historia de las matemáticas. México: Fondo de Cultura Económica.
Berlinsky, D. (2005). Ascenso infinito. Breve historia de la matemática. Barcelona: Editorial Debate.
Cantoral, R. (2013). Teoría Socioepistemológica de la Matemática Educativa. Estudios sobre construcción social del conocimiento. México: Gedisa.
Cantoral, R., Montiel, G. y Reyes-Gasperini, D. (2015). El programa socioepistemológico de investigación en Matemática Educativa: el caso de Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 18(1), 5-17.
Farfán, R. (2012). El desarrollo del pensamiento matemático y la actividad docente. Barcelona, España: Gedisa.
Foucault, M. (2000). Un diálogo sobre el poder y otras conversaciones. Madrid: Alianza.
Kasner, E. y Newman, J. (1985). Matemática e imaginación. Madrid: Hyspamerica.
Lezama, J. y Mariscal, E. (2008). Docencia en matemáticas: hacia un modelo del profesor desde la perspectiva socioepistemológica. En P. Lestón (Ed.), Acta Latinoamericana de Matemática Educativa 21 (pp. 889-900). México: Colegio Mexicano de Matemática Educativa A.C. y Comité Latinoamericano de Matemática Educativa A.C.
Pochulu, M. y Rodríguez, M. (2012). Educación matemática: aportes a la formación docente desde distintos enfoques teóricos. Buenos Aires: Universidad Nacional General Sarmiento.
Reyes, D. (2016). Empoderamiento docente y Socioepistemología. Un estudio sobre la transformación educativa en Matemáticas. México: Gedisa.
Reyes-Gasperini, D. (2011). Empoderamiento docente desde una visión Socioepistemológica: Estudio de los factores de cambio en las prácticas del profesor de matemáticas (Tesis de maestría no publicada). Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del IPN, Ciudad de México, México.
Reyes-Gasperini, D. (2016). Empoderamiento docente desde una visión socioepistemológica: una alternativa de intervención para la transformación y la mejora educativa (Tesis doctoral no publicada). Centro de Investigación y de Estudios Avanzados, Ciudad de México, México.
Silva–Crocci, H. y Cordero, F. (2012). Matemática Educativa, identidad y Latinoamérica: el quehacer y la usanza del conocimiento matemático disciplinar. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 15(3), 295–318
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.published## 2018-12-01