O Teorema de Pitágoras, um problema aberto

  • Manuel Barrantes López
  • María Consuelo Barrantes Masot
  • Victor Zamora Rodríguez
  • Álvaro Noé Mejía López
Palavras-chave: Pitágoras, prova, problema aberto, geometria dinâmica

Resumo

O teorema de Pitágoras tem um papel fundamental no desenvolvimento da matemática. Entre muitas das suas aplicações, procuramos destacar o interesse didático dessa proposição no ensino e aprendizagem da matemática e, em particular, da geometria. O seu estudo é abordado numa perspectiva históricae a sua demonstração como um problema aberto, acessível e motivador, usando recursos e materiais apropriados, como os puzzles pitagóricos. Em suplemento ao estudo, apresenta-se um conjunto de demonstrações construídas através de um software livre de geometria dinâmica (GeoGebra), que complementa o uso dos puzzles pitagóricos para a prova deste teorema.

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Biografias Autor

Manuel Barrantes López

Doctor en Matemáticas. Universidad de Extremadura. España. Profesor titular de la Universidad de Extremadura.

María Consuelo Barrantes Masot

Grado en Física. Universidad de Valencia. España.

Victor Zamora Rodríguez

Doctor en Ingeniería. Universidad de Extremadura. España. Ayudante Doctor. Facultad de Formación del Profesorado. Universidad de Extremadura.

Álvaro Noé Mejía López

Máster en Investigación en Didáctica de las C. Ex. y de las Matemáticas. Universidad de Extremadura. España.

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Publicado
2018-12-01
Como Citar
Barrantes López, M., Barrantes Masot, M. C., Zamora Rodríguez, V., & Mejía López, Álvaro N. (2018). O Teorema de Pitágoras, um problema aberto. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 14(54). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/310
Secção
Artículos
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##plugins.generic.dates.published## 2018-12-01