Metáforas conceituais de relações lineares que conduzem estudantes de economia

  • Claudia Margarita Acuña Soto
  • Elizabeth Hernández Arredondo
  • Vicente Liern Carrión
Palavras-chave: Relações lineares, economia, matrizes e vetores, metáforas

Resumo

O uso de relações lineares no trabalho dos economistas permite modelar e interpretar os fenômenos, pelo menos de modo aproximado, o que é essencial para a tomada de decisões. Comprovamos que a construção de metáforas conceituais possibilita a projeção do domínio da economia ao matemático, mas descobrimos que o processo inverso é difícil de recorrer sem que se construa novas metáforas conceituais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Claudia Margarita Acuña Soto

Es Doctora en Ciencias Pedagógicas del Instituto Superior E.J. Varona de la Habana Cuba, Maestro en Ciencias en Matemática Educativa en el Cinvestav-IPN, México y Matemática de la Facultad de Ciencias de la UNAM, México, Miembro del Sistema Nacional de Investigadores y Profesor Titular de Matemática Educativa del Cinvestav, México. 

Elizabeth Hernández Arredondo

Es Licenciada en Física y Matemáticas por la Escuela Superior de Física y Matemáticas del IPN, México; Maestra en Ciencia y estudiante de Doctorado en Ciencias con especialidad en Matemática Educativa por el Cinvestav-IPN, México.

Vicente Liern Carrión

Es licenciado en Matemáticas y doctor en Física Teórica por la
Universitat de València (España), catedrático de Economía Financiera y Académico
numerario de la Royal European Academy of Doctors y de la Real Academia de Ciencias
Económicas y Financieras. Fue coordinador de la sección Musymáticas de la revista
SUMA y es editor de las revistas Rect@ y Anales de ASEPUMA. 

Publicado
2017-08-18
Como Citar
Acuña Soto, C. M., Hernández Arredondo, E., & Liern Carrión, V. (2017). Metáforas conceituais de relações lineares que conduzem estudantes de economia. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 13(50). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/415
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2021-10-20
##plugins.generic.dates.published## 2017-08-18