Tarefas sobre quebra-cabeças de pirâmide

Palavras-chave: sentido espacial, pirâmides, prismas, seções do corpo, tecnología

Resumo

Uma renovação adequada na aprendizagem da geometria deve permitir ao aluno dar sentido aos conceitos geométricos e aumentar a sensibilidade para apreciar o interesse da geometria na resolução de problemas, o que implica além de desenvolver o seu sentido matemático e os componentes do sentido espacial. Para isso propomos tarefas que visam identificar formas, caracterizá-las, valorizar suas qualidades, sempre aprimorando suas habilidades espaciais. Isso requer partir de situações específicas que são suportadas por material didático e são completadas por tratamento com programas de geometria dinâmica, como o GeoGebra 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Sandra Guerrero García, Docente de la Universidad de Nariño-Colombia
Sou formado em Matemática pela Universidade de Nariño - Udenar- (Colômbia) e mestre em Didática da Matemática pela Universidade de Granada -UGR- (Espanha).
Ano 2013-2014 Realizei a pesquisa como Dissertação Final de Mestrado (TFM), tendo como orientador o Dr. Pablo Flores (UGR), de quem tomei algumas de suas pesquisas
anteriores como referência para meu TFM e trabalhos posteriores. do tetraedro por alunos com talento matemático, sem usar fórmulas de mesmo nome, escrevemos um artigo com o
Dr. Pablo Flores (UGR): http://funes.uniandes.edu.co/18185/1/Guerrero2015Obtencion.pdf
Professional Experiência: -Docente de Matemática em escolas de Bacharelado na Colômbia (7 anos) .
- Professor de Matemática no Programa de Matemática da Universidade de Nariño (2 anos). Meu trabalho na Udenar, em Didática da Matemática, é orientar os alunos, futuros professores,
na investigação da utilidade do material manipulativo para favorecer a aprendizagem da matemática, complementando-o com a elaboração do mesmo. Contemplando as diretrizes do Ministério da
Educação da Colômbia (MEN), que estipula que os alunos do ensino fundamental e médio devem obter as habilidades necessárias para a aquisição de conceitos matemáticos.
Pablo Flores Martínez, Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Universidad de Granada, España.

Doctor en Didáctica de la Matemática, Profesor en Departamento de Didáctica de las Matemáticas, Universidad de Granada, España. Trabaja en formación de Docentes propiciando la investigación, y elementos plásticos como recurso didáctico (humor, puzles, enigmas, paradojas, metáforas, etc.).

Referências

Flores, P. (2007). Pirámides rellenas de .. pirámides. Puzles espaciales que favorecen la visualización. En Flores, P., Ruiz, F. y De la Fuente, M.. (Coords.), Geometría para el siglo XXI. (pp. 223-247). Badajoz, Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas (FESPM) y SAEM THALES.

Flores, P. y Ramírez-Uclés. (2015). Volumen sin fórmulas. Taller en 17 Jornadas para el Aprendizaje y la Enseñanza de las Matemáticas. Sánchez, P. (Ed.), Actas JAEM 2015. Federación Española de Sociedades de Profesores de Matemáticas, (p. 57). FESPM. Sociedad de Educación Matemática de la Región de Murcia, SEMRM. http://17jaem.semrm.com/actas/actas_17JAEM_2015.pdf

Flores, P., Ramírez-Uclés, R. y Del Río, A. (2015). Sentido espacial. En P. Flores y L. Rico (Eds.), Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas en Educación Primaria, (pp. 127-145). Madrid, Pirámide.

Guerrero, S.. (2014). Obtención del volumen del tetraedro por alumnos con talento matemático, sin emplear fórmulas. Trabajo Fin de Máster de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, Junio de 2014.

Guerrero, S. y Flores, P. (2015). Obtención del volumen del tetraedro por alumnos con talento matemático, sin emplear formulas. Épsilon, Vol. 32(2), nº 90, 21-31.

Guillén, G. (1997). Poliedros. Madrid, Síntesis.

Ministerio de Educación Nacional de Colombia MEN (2006). Estándares Básicos de Competencia en Matemáticas.

Ministerio de Educación Nacional de Colombia MEN (2016). Derechos Básicos de Aprendizaje. Versión 2.

Publicado
2023-04-28
Como Citar
Guerrero García, S., & Flores Martínez, P. (2023). Tarefas sobre quebra-cabeças de pirâmide. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 19(67). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/426
##plugins.generic.dates.received## 2021-10-25
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-06-30
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28