Competência resolve problemas de regularidade, equivalência e mudança com professores de matemática em um contexto virtual devido ao Covid-19
Resumo
O trabalho colegiado virtual com "Eu aprendo em casa" devido à Covid-19, é a estratégia para conseguir o aprendizado no Peru, o concurso resolve problemas de regularidade, equivalência e mudança tem sido trabalhado poucas vezes, o objetivo do estudo é propor experiências de aprendizagem com a referida competição. Em 3 turmas de 8 professores, ensaiaram e planejaram as experiências, sendo estas "Encontrando o enigma matemático entre portas e janelas", "Emulando Fibonacci, no jardim da casa", "Regularidades entre as medidas corporais", seguiu-se a diretrizes para o alcance das competências do Currículo Nacional, a competência é investigada cientificamente.
Downloads
Referências
Aldana, C. (2012). Trabajo colaborativo en el area de matematica. En Blanco y Negro, 26-35. Obtenido de https://revistas.pucp.edu.pe/index.php/enblancoynegro/article/view/2889/2815
Alsina, A., & Domingo, M. (2007). Como aumentar la motivacion para aprender matematicas. SUMA, 23-31. Obtenido de https://redined.educacion.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/14225/023-031.pdf?sequence=1
Araya, M., Alfaro, M., & Andonegui, M. (2007). Constructivismo orignes y perspectivas. Laurus, 76-92.
Arzola, D. (2014). La distancia entre el discurso de la participacion y las Practicas Participativas en los centros de educacion Secundaria. Revista Mexicana de Investigacion Educativa, 511-535.
Asenjo, J., Linares, O., & Diaz, Y. (2021). Nivel de estres academico en estudiantes de enfermeria durante la pandemia de Covid-19. Revista Peruana de Investigacion en Salud., 5(2), 59-66. doi:https://doir.org//10.35839/repis.5.2.867
Ausbel, D., Novak, J., & Hanesian, H. (1978). Psicologia educativa. Mexico DF: SEP Trillas.
Barberousse, P. (2008). Fundamentos teoricos del pensamiento complejo de Edgar Morin. Revista Educare, 95-113.
Barreto, C., Guitierrez, L., & Pinilla, B. (2006). Limites del Constructivismo Pedagogico. Educacion y Educadores, 11-31.
Barron-Tirado, M. (2020). La educacion en linea, transiciones y disrupciones. IISUE Educacion y pandemia, 66-74.
Bautista, T. S. (2021). Logro de competencias en el proceso de aprendizaje durante tiempos de Covid-19. Propositos y Representaciones, 9(1), e1175. doi:http://dx.doi.org/10.20511/pyr2021.v9n1.1175
Botella, A., & Ramos, P. (2019). Investigacion accion y aprendizaje basado en proyectos. Perfiles Educativos, 127-141.
Breda, A., Font, V., & Pino-Fan, L. (2018.). Criterios valorativos y normativos en la didactica de las matematicas; el caso del constructo idoneidad didactica. Bolema, 255-278.
Burgos, M., & Godino, J. (2020). Modelo ontosemiotico de referencia de la proporcionalidad: Implicaciones para la planificacion curricular en primaria y secundaria. AIEM Avances de Investigacion en Educacion Matematica, 1-20.
Cantoral, R. (2013). Teoria epistemologica de la matematica educativa. Cordoba-Argentina: Edit. Comunicarte.
Cañal de Leon, P. (1999). Investigacion escolar y estrategias de enseñanza por investigacion. Investigacion en la Escuela, 15-36.
Cañete, D., Caceres, E., Soto, R., & Gomez, M. (2021). Educacion a distancia en tiempo de pandemia en Paraguay. Revista Electronica de Tecnologia Educativa, 181-196. doi:https://doi.org/10.21556/edutec.2021.76.1889
Carpio, C. (2020). La competencia de ciencia y tecnologia en la estrategia remota "Aprendo en casa". Educacion, 1-6.
Castañeda, D., & Rodriguez, J. (2020). Covid-19, La pandemia una mirada a sus impactos en Latinoamerica. Revista Venezonala de Gerecia, 746-753.
Castellaro, M., & Peralta, N. (2020). Pensar en conocimien to escolar desde el constructivismo: intencraccion, construccion y contexto. Perfiles educativos, 140-156. doi:https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2020.168.59439
Castellaro, M., & Roseli, N. (2018). Resolucion colaborativa de problemas logicos en condiciones de simetria y asimetria cognitiva. Revista Propositos y representaciones, 135-166.
Castillo, M., ramirez, M., & Gonzales, M. (2013). El aprendizaje significativo de la quimica; condiciones para lograrlo. Omnia, 11-24. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/737/73728678002.pdf
Centurion, A. (2021). Competencias digitales docentes en epoca de emergencia sanitaria: necesidades y oportunidades para estudiantes de educacion secundaria. Revista Peruana de Investigacion Educativa , 107-131.
Chrobak, R. (2017). El aprendizaje significativo para fomentar el pensamiento critio. Archivos en ciencias de la educacion, e031.
CNEB. (2016). Curriculo Nacional de Educacion Basica. Lima: Ministerio de Educacion del Peru.
Coll, C. (2007). Las competencias en la educacion escolar: algo mas que un amoda y muhco menos que un remedio. Aula de Innovacion Educativa, 34-39.
Coll, C., & Remesal, A. (2009). Concepciones del profesorado de matematica acerca de las funciones de la evaluacion del aprendizaje en la educacion obligatoria. Infancia y Aprendizaje, 391-404.
Colli, S., Gonzales, A., & Pinto, J. (2020). La enseñanza de las matematicas: una reflexion sobre su transformacion necesaria en tiempos de contingencia. Revista de la Universidad Autonoma de Yucatan, 16-29.
Cordova, E. (2020). Aplicacion de geogebra en el logro de la competencia resuelve problemas de regularidad, equivalencia y cambio en estudiantes del cuarto grado de la IE Francisco Irazola, Satipo-2019. Chiclayo-Peru: Universidad Catolica de Chiclayo. Obtenido de http://repositorio.uladech.edu.pe/handle/123456789/17483
Corica, A. (2009). Aprender matematica en la Universidad, la perspectiva del estudiante de primer año. revista electronica de investigacion en educacion en ciencias, 10-27. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/2733/273320453003.pdf
Castro, M., Paz, M., & Cela, E. (2020). Aprendiendo a enseñar en tiempos de pandemia COVID-19: nuestra experiencia en un auniversidad publica argentina. Revista digital de Investigacion en Docenia Universitaria., 14(2), e1271. doi:https://doi.org/10.19083/ridu.2020.1271
Cubero, R. (2005). Elementos basicos para un constructivismo social. Avances en Psicologia Latinoamericana, 43-61.
De la Cruz, A. (2007). La retroalimentacion en el proceso de aprendizaje del curso de nivelacion de matematicas. Docencia Universitaria, 1-27.
Diaz, J., & Valdez, M. (2020). La pandemia de Covid-19y sus implicaciones en la concepcion, diseño e instrumentacion didactica de la educacion medica superior cubana. Medisur, 496-506.
Diaz, S., & Santos, O. (2021). El trabajo colegiado remoto y l agestion academica de dos instituciones educativas publicas en San Juan Lurigancho-Lima. Igobernanza, 4(15), 122-142. doi:https://doi.org/10.47865/igob.vol4.2021.130
Diaz-Barriga, A. (2020). La escuela ausente, la necesidad de reemplazar su significado. Educacion y pandemia, 19-29.
Feito-Alonso, R. (2020). Este es el fin de la escuela tal y como lo conocemos. Revista de Sociologia de la Educacion, 156-163.
Flores, A., & Gomez, A. (2009). Aprender matematica, haciendo matematica; la evaluacion en el aula. Educacion Matematica, 117-142.
Flores, W. (2021). Ambientes de aprendizaje para la enseñanza de las matematicas ante el Covid-19. Revista Ciencia e Interculturalidad, 9-22. doi: https://doi.org/10.5377/rci.v28i01.11455
Galvez, E., & Milla, R. (2018). Evaluacion de desempeño docente: Preparacion para el aprendizaje de los estudiantes en el marco del buen desempeño docente. Porpositos y Representaciones, 6(2), 407-452. doi:https://dx.doi.org/10.20511/pyr2018.v6n2.236
Garcia, T., & Rios, A. (2021). Escuela Normal Superior: El trabajo a distancia durante la Pandemia de Covid-19. Atenas, 69-82.
Hernandez, A. (2020). Acceso, usos y problemas en la educacion virtual: una aproximacion a las experiencias de los estudiantes y docentes durante la cuarentena obligatoria en Argentina. Pacha Revista de Estudios Contemporaneos del Sur Global, 68-75. doi:https://doi.org/10.46562/pacha.v1i1.5
Hernandez, R., Fernandez, C., & Baptista, P. (2010). Metodologia de la Investigacion. Mexico DF: McGraw-Hill.
Hidalgo, L. (2020). Competencias profesionales docentes en la educacion remota. Revista Internacional Multidisciplinaria, 249-270.
Huarcaya, A. (2021). La retroalimentacion de Apendo en casa y su relacion con el aprendizaje de la competencia resuelve problmeas de cantidad del area de matematica en los estudiantes del cuarto de secundaria de la IE 7035-San Juan,2020. Lima-Peru: Universidad Nacional de Educacion Enrique Guzman y Valle.
Imbert, N. (2020). Covid-19, diez propuestas para pueblos y territorios mas resilientes. Actualidad Juridica Ambiental, 1-6.
Jacobo, D. (2020). Reflexiones sobre la plataforma "aprendo en casa" del ministerio de educacion del Peru, durante la pandemia del Covid-19, Educacion en pandemia una vision desde la Universidad. Lima: Catedra UNESCO.
Jaimes, S., Arestegui, D., & Soto, L. (2021). Estrategia didactica con matematica para modelos de utilidad en tiempos de covid-19 en arquitectura. Investigacion Valdizana, 145-152.
Jaimes, S., Arestegui, D., & Soto, L. (2021). Estrategia didactica con matematicas para modelos de utilidad en tiempos de covid.19 en arquitectura. Investigacion Valdizana, 15(3), 145-152. doi:https://doi.org/10.33554/riv.15.3.924
Kuhn, D. (2012). Enseñar a Pensar. Madrid: Amorrourto.
Lezama, F., Flores, R., Buendia, G., & E., M. (2020). Docencia en Matematicas: Voces latinoamericanas en la transicion hacia la enseñanza a distancia por Covid-19. Investigacion e Innovacion en Matematica Educativa, 1-28. doi:https://doi.org/10.46618/iime.86
Malet, O., giacomone, B., & Repeyto, A. (2021). La idoneidad didactica como herramienta metodologica: desarrollo y contextos de uso. Revista revemop, 1-23. doi:https://doi.org/10.33532/revemop.e202110
Mamani, G. (2020). Aprendo en casa, lecciones ene l contexto de la emergencia sanitaria por la Covid-19. America Critica, 181-188. doi:https://doi.org/10.13124/americacritica/4349
Medina, G., Lujano, Y., Aza, P., & Sucari, W. (2020). Resiliencia y Egagement en estudiantes universitarios durante el contexto del Covid-19. Innova Educacion, 658-667. doi:https://doir.org/10.35622/j.rie.2020.04.010
Meller, P. (2018). Claves para la educacion del futuro. Santiago-Chile: Edit. Catalonia.
Meo, A., & Dabenigno, V. (2020). Teletrabajo docente durante el confinamiento por Covid-19, Condiciones materiales y perspectivas sobre la carga de trabajo, la responsabilidad social y la toma de desiciones. Revista de Sociologia de la Educacion-RASE, 14(1), 103-127. doi:https://dx.doir.org/10.7203/rase.14.1.18221
Minguillo, P. (2018). Programa geogebra para desarrollar la competencia resuelve problemas de regularidad, equivalencia y cambio en los estudiantes del quinto grado de la IE San Isidro de Pimentel. Lambayeque-Peru.: Universidad Nacional "Pedro Ruiz gallo".
Morin, E. (2002). La cabeza bien puesta, repensar la reforma, reformar el pensamiento. Buenos Aires: Nueva Vision.
Muelle, L. (2020). Factores socioeconomicos y contextuales asociadosal bajo rendimiento academico de alumnos peruanos en PISA 2015. Apuntes, 74(86), 117-154. doi:http://dx.doi.org/10.21678/apuntes.86.943
Muntane, J. (2010). Introduccion a la investigacion basica. RAPD Online, 221-227.
Najmanovich, D. (2005). Dossier Transdisciplinariedad y pensamiento complejo: encuentros y desencuentros. Andamios, 19-42. Obtenido de http://www.scielo.org.mx/pdf/anda/v1n2/v1n2a2.pdf
Narcizo, C. (2020). Tensiones respecto a la brecha digital en la Educacion Peruana. Revista Peruana de investigacion e innovacion educativa, 1(2), e21039. doi:httpd://doi.org/10.15381/rpiiedu.v1i2.21039
NCTM. (2003). Principios y estandares para la educacion matematica . Sevilla: Sociedad Andaluza de Educacion Matematica Thales.
OCDE. (2018). Organizacion de Cooperacion Economica y Desarrollo: Marco de Evaluacion y de analisis de PISA, para el desarrollo. Madrid- España: Informe PISA 2018.
OECD. (2017). Organisation for Economic Co.operation and Development, How do school compensate for socio-economic disadvantage. Paris-Francia: PISA in focus 76.
Orrel, J. (2006). Feddback on learning achievement: rhetoric and reality. Teaching in Higher Education, 441-456.
Peralta, N., Roseli, N., & Borgobello, A. (2012). El conflicto socioconstructivo como instrumento de aprendizaje en contextos colaborativos. Revista interdisciplinaria, 325-338.
Perrenaud, P. (2008). Construir competencias desde la escuela. Santiago-Chile: Editor J.C.Saez.
Perret, A. (1984). La construccion de la inteligencia en la interaccion social, aprendiendo con los compañeros. Madrid: Visor.
Piza, N., Amaiquema, F., & Beltran, G. (2019). Metodos y tecnicas en la investigacion cualitativa. Algunas precisiones necesarias. Conrado, 455-459. Obtenido de http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1990-86442019000500455
Ramis, F., & Sanchez, I. (2016). Aprendizaje significativo basado en problemas. Horizontes Educacionales, 101-124.
Rivas, E. (2021). Proyecto de aprendizaje ene l area de matematica para desarrollar la conpetencia de resolucion de problemas de gestion de datos e incertidumbre en los estudiantes del 1er grado de educacion secundaria. Piura-Peru: Universidad de Piura.
Ruiz, P., Rosales, J., & Neira, E. (2006). Educacion y cultura: la importancia de los saberes previos en los procesos de ebseñanza-aprendizaje. Lima-Peru: GRADE Group for the Analysis of development.
Sanchez, C. (2020). Herramientas tecnologicas en la enseñanza de las matematicas durante la pandemia Covid-19. Hamutay, 46-57.
Sanchez, J., Guzman, H., & Delgado, B. (2021). Produccion academica en la formacion docente, experiencia educativa durante el Covid-19. Revista de educacion Superior del Sur Global, 1-16.
Sarduy, D., & Montes de Oca, N. E. (2020). La matematica en tiempos de la covid.19; retos e implicaciones para su enseñanza-aprendizaje. Trnasformacion, 489-502.
Shepard, L. (2006). La evaluacion en el aula. Colorado: educational Measuremment.
Serna, J.,Taipe, F., Quispe, W., Quispe, C., & Condori, I. (2021). Desarrollo de la indagacion cientifica, desde una tarea autentica con el petroglifo de la Waka de Suyo. Revista Innova Educacion, 3(3), 165-183. doi:https://doir.org/10.35622/j.rie.2021.03.011
Tamayo, G. (2017). Diseños mmuestrales en la investigacion. Semestre Academico, 1-14.
Tapia, J., & Gysling, J. (2015). Estandares de aprendizaje como mapas d eprogreso, elaboracion y desafios el caso del Peru. Lima: Ministerio de Educacion del Peru.
Tarrillo, R. (2018). Comunidad profesional para mejorar la competencia resuelve problemas de regularidad equivalencia y cambio en la IE 5117 Callao. Lima-Peru: Universidad San Ignacio de Loyola.
Tobon, S. (2012). Formacion integral y competencias, pensamiento complejo curriculo, didactica y evaluacion. Bogota: ECOE Ediciones.
Tunnermann, C. (2011). El constructivismo y el aprendizaje de los estudiantes. Universidades, 21-32. Obtenido de https://www.redalyc.org/pdf/373/37319199005.pdf
Tunstall, P., & Gipps, C. (1996). Teacher feedback to young children in formative assessment: A tipology. Britich Educational Journal, 389-404. doi:https://scielo.conicyt.cl/pdf/perseduc/v59n2/0718-9729-perseduc-59-02-111.pdf
UNICEF. (2020). Orientaciones para docentes y recursos digitales para atender a la diversidad en la educacion a distancia en el contexto del Covid-19. Montevideo: UNESCO.
Valenzuela, R., & Villareal, F. O. (2020). Estrategias de educacion a distancia implementadas en el nivel medio superior en Guanajuato durante la pandemia de Covid-19. Novedades y Entrevistas, 1-8.
Valverde, G. (2001). Expectativas claras: aprendiendo enseñando y evaluando en las escuelas peruanas. Lima: Ministerio de Educacion del Peru.
Velarde, M., Canales, R., & Pacheco, G. (2021). Funciones de la corteza prefrontal en niños de Ayacucho y Lima. Revista Peruana de Investigacion e Innovacion Educativa, 8-30. doi:https://dx-doi-org/10.15381/rpiiedu.v1i1.20671
Direitos de Autor (c) 2023 Franklin Taipe Florez,Santos Rubén Mamani Quispe,Zoraida Taipe Florez,Feliciano Cumpa Huaman
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-12-21
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28