Motivação para estudar Álgebra Linear com a calculadora Casio fx-570/991

Palavras-chave: Álgebra Linear, motivação, Casio, calculadora

Resumo

Considerando a importância de estudar a motivação dos alunos na aprendizagem da Álgebra Linear. Surge a seguinte questão de pesquisa: como o uso da calculadora na resolução de problemas de Álgebra Linear influencia a motivação dos alunos do primeiro ano de Engenharia? Utiliza-se o Instrumento de Motivação em Materiais Didáticos. A população foi de 63 alunos. Os resultados indicaram que os alunos do grupo experimental que utilizaram a calculadora apresentam melhor motivação no estudo da Álgebra Linear. Os resultados deste estudo fornecem informações úteis para os professores projetarem ou modificarem o currículo de Álgebra Linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Jaime Segarra, Casio Ecuador - Macoser

Tiene una Ingeniería en Sistemas por la Universidad Católica de Cuenca (2009) con una Maestría en Educación Superior, Universidad Ciego de Ávila (2016) y Matemática Computacional, Universidad Jaume I (2019). Doctorado en Ingeniería Informática y Matemática de la Seguridad por la Universidad Rovira i Virgili (2021).  Es capacitador de CASIO Ecuador, formación de estudiantes y docentes en el manejo de las calculadoras Casio.  Investiga, orienta y desarrolla procesos de formación en Educación Matemática relacionados con el aprendizaje de alumnos y docentes de diferentes niveles educativos.

Referências

Alcas, F. (2013). Uso del proyecto Descartes en la enseñanza de la derivada en la asignatura de matemática 2 de la facultad de Ciencias Económicas y Empresariales. Universidad de Piura.

Bartlett, M. (1950). Tests of significance in factor analysis. The British Journal of Psychology, 3 (2), 77– 85.

Cronbach, L. (1951). Coefficient alpha and the internal structure of tests. Psychometrika, 16, 1-16.

Gamboa, R. (2007). Uso de la tecnología en la enseñanza de las matemáticas. Cuadernos de investigación y formación en educación matemática, 2(3), 11-44.

George, D., & Mallery, P. (2003). SPSS for Windows step by step: a simple guide and reference. Allyn & Bacon.

Gómez, M. (2013). El uso de la herramienta virtual wiris en el aprendizaje de la función cuadrática dirigido a los estudiantes del curso de matemática. Universidad San Ignacio de Loyola.

Guzmán, A., Ruiz, J., & Sánchez, G. (2021). Estrategias pedagógicas para el aprendizaje de las operaciones matemáticas básicas sin calculadora. Ciencia y Educación, 5(1), 55-74.

Hazday, E., Rodríguez, E., & Pérez, O. (2010). El trabajo independiente de la matemática numérica con el uso de calculadoras graficadoras. Instituto Superior Politécnico José Antonio Echevarria.

Huang, W., Huang, W., & Tschopp, J. (2010). Sustaining iterative game playing processes in DGBL: The relationship between motivational processing and outcome processing. Computers & Education,

(2), 789-797.

Keller, J. M. (1987). Strategies for stimulating the motivation to learn. Performance and instruction, 26(8), 1-7.

Liu, C., Jack, B., & Chiu, H. (2008). Taiwan elementary teachers’ views of science teaching self-efficacy and outcome expectations. International Journal of Science and Mathematics Education, 6, 19-35.

Ma, X. y KiShor, N. (1997). Assessing the Relationship Between Attitude Toward Mathematics and Achievement in Mathematics: A Meta-Analysis. Journal for Research in Mathematics Education, 28 (1), 26-47.

Means, T., Jonassen, D., & Dwyer, F. (1997). Enhancing relevance: Embedded ARCS strategies vs. purpose. Educational technology research and development, 45(1), 5-17.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Professional standards for teaching mathematics. Reston, VA: The National Council of Teachers of Mathematics.

Pacheco, N. (2016). La motivación y las matemáticas. Eco Matemático, 7(1), 149-158.

Puerto, S., & Minnaard, C. (2003). El uso de la calculadora gráfica en el aprendizaje de la matemática. Revista iberoamericana de Educación, 33(3), 1-13.

Quesada, A., & Maxwell, M. (1994). The effects of using graphing calculators to enhance College students performance in precalculus. Educational Studies in Mathematics, 27, 205-215.

Rocha, G., Juárez, J., Fuchs, O. & Rebolledo, G. (2020). El rendimiento académico y las actitudes hacia las matemáticas con un Sistema Tutor Adaptativo. PNA, 14(4), 271-294.

Sellan, M. (2017). Importancia de la motivación en el aprendizaje. Sinergias educativas, 2(1), 1-4.

Shapiro, S., & Wilk, M. (1965). An analysis of variance test for normality (complete samples). Biometrika, 52 (3), 591-611.

Small, R. V., & Gluck, M. (1994). The relationship of motivational conditions to effective instructional attributes: A magnitude scaling approach. Educational technology, 34, 33-40.

Vallejo, C., & Reyes, Y. (2021). La Enseñanza del cálculo, las ciencias y las matemáticas. Investigaciones educativas de la enseñanza del cálculo, las ciencias y las matemáticas, 1, 20-243.

Visser, J., & Keller, J. M. (1990). The clinical use of motivational messages: An inquiry into the validity of the ARCS model of motivational design. Instructional science, 19(6), 467-500.

Yos, M. (2021). CASIO EDU+ y la creación de clases en línea. Investigaciones educativas de la enseñanza del cálculo, las ciencias y las matemáticas, 1, 50-55.

Publicado
2022-08-25
Como Citar
Segarra, J. (2022). Motivação para estudar Álgebra Linear com a calculadora Casio fx-570/991. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 18(65). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/521
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-11
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-04-29
##plugins.generic.dates.published## 2022-08-25