Resultados de uma intervenção didática baseada no modelo 3UV em alunos do ensino fundamental
Resumo
O presente trabalho mostra os resultados de uma investigação cujo objetivo foi investigar o efeito de uma intervenção didática com alunos do ensino fundamental no desenvolvimento inicial do pensamento algébrico. Para isso, o modelo 3UV foi usado como base para projeto e análise para incorporar o trabalho algébrico com os três principais usos da variável. Este estudo inclui os resultados do pré-teste e pós-teste, bem como algumas das respostas dadas pelos alunos, especialmente aquelas que mais chamaram a atenção pela sua própria natureza.
Downloads
Referências
Brousseau, G. (1997). Theory of didactical situations in mathematics. Kluwer Academic Press.
Cai, J., Ng, S. y Moyer, J. (2011). Developing students. En J. Cai y E. Knuth (Eds.), Early Algebraization: A Global Dialogue from Multiple Perspectives (pp. 25-40). Springer.
Carraher, D. y Schliemann, A. (2007). Early algebra and algebraic reasoning. En F. K. Lester (Ed). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning (pp. 669-706). NCTM.
Castro, E. (2012). Dificultades en el aprendizaje del álgebra escolar. En A. Estepa, A. Contreras, J. Deulofeu, M. Penalva, F. García y L. Ordóñez (Eds.). Investigación en Educación Matemática, vol. 16, Seminario II: Fines de la investigación en pensamiento algebraico (pp. 75 – 94). Baeza.
Castro, W., Godino, J. y Rivas, M. (2011). Razonamiento algebraico en educación primaria: Un desafío para la formación de maestros. En G. García (Ed.). Memorias del 12° Encuentro Colombiano de Matemática Educativa (pp. 92-99). Armenia: Gaia.
Cohen, L. y Manion, L. (2002). Métodos de investigación educativa. La Muralla.
Durán, R. (1999). Reconocimiento de patrones en secuencias numéricas y de figuras, por los alumnos de sexto grado de primaria [Tesis de maestría]. México, Departamento de Matemática Educativa, CINVESTAV, IPN.
Gobierno de México-Secretaría de Educación Pública (SEP) (2017). Aprendizajes Clave para la Educación Integral. Educación primaria 6°. Plan y programas de estudio, orientaciones didácticas y sugerencias de evaluación. SEP.
Juárez, J. A. (2011). Dificultades en la interpretación del concepto de variable en profesores de matemáticas de secundaria: un análisis mediante el modelo 3UV. Números, Revista de Didáctica de las Matemáticas, 76(1),83-103.
Kilpatrick, J. (2011). Commentary part 1. En J. Cai y E. Knuth (Eds.). Early Algebraization: A Global Dialogue from Multiple Perspectives. (pp. 125-129). Springer.
Küchemann, D. (1980). The Understanding of Generalized Arithmetic (Algebra) by Secondary School Children. [Tesis de Doctorado]. Reino Unido.
Lluvia, D. y López, A. (2011). Empleo del modelo 3UV en álgebra temprana, ponencia presentada en la “XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática”, Recife, 26-30 de junio de 2011, en: https://ciaem-redumate.org/ocs/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/viewFile/1216/368 (consulta: 10 de diciembre de 2019).
Radford, L. (2011). Grade 2 Students Non-Symbolic Algebraic Thinking. En J. Cai y E. Knuth (Eds.). Early Algebraization: A Global Dialogue from Multiple Perspectives (pp. 303-322). Springer.
Rodríguez, T., y Juárez, J. (2020). Resultados de un diagnóstico sobre el pensamiento pre-algebraico con estudiantes de 6o grado de primaria. Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, 33 (1), 421-429.
Schliemann, A., Carraher, D. y Brizuela, B. (2011). El carácter algebraico de la aritmética: De las ideas de los niños a las actividades en el aula. Paidós.
Socas, M. (2011). La enseñanza del álgebra en la educación obligatoria. Aportaciones de la investigación. Números, Revista de Didáctica de las Matemáticas, 77(2), 5-34.
Trigueros, M., Reyes, A., Ursini, S. y Quintero, R. (1996). Diseño de un cuestionario de diagnóstico acerca del manejo del concepto de variable en álgebra. Enseñanza de las Ciencias, 14(3), 351-363.
Ursini, S. (2011). Il Modello 3UV: uno strumento teorico a disposizione degli insegnanti di matemática. QuaderniCIRD, 2(10), 59-70.
Ursini, S., Trigueros, M. (2001). A model for the uses of variable in elementary algebra, En M. Van Den Heuvel-Panhuizen (Ed.). Proceedings of PME 25. (327–334).
Ursini, S., Escareño, F., Montes, D., y Trigueros, M. (2005). Enseñanza del álgebra elemental: una propuesta alternativa. Trillas.
Watanabe, T. (2011). Shiki: A Critical Foundation for School Algebra in Japanese Elementary School Mathematics. En J. Cai y E. Knuth (Eds.). Early Algebraization: A Global Dialogue from Multiple Perspectives (pp. 109-124). Springer.
Willoughby, S. (1999). Functions from Kindergarten through Sixth Grade. En B. Moses (Ed.). Algebraic thinking, grades K–12: reading from NCTM´s school- based journals and other publications. (pp. 197-201). NCTM.
Direitos de Autor (c) 2023 José Antonio Juárez López,Tzindejeh Rodríguez Quintero,Estela Juárez-Ruiz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-06-30
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28