Desenvolvimento da estimativa de grandezas contínuas no volume de magnitude através da implementação de modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem

  • Yaneth Milena Agudelo Marin
  • Ligia Inés García Castro
Palavras-chave: Modelagem, Estimativa, Volume, Medida

Resumo

Este estudo centra-se na análise do desenvolvimento da capacidade e estimativa da magnitude de volume de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Secundário do sistema educacional Colombiano. Neste trabalho de pesquisa foi implementado a modelagem como estratégia de Ensino com base nos trabalhos de Biembengut y Hein (2004) a partir de uma sequência didática que visou desenvolver a capacidade de estimar volumes ocupados. Os resultados mostram como os alunos avaliados melhoraram significativamente a capacidade de estimar grandezas contínuas em volume ocupado, especificamente usando estratégia de interação e de comparar um ponto de referência usando técnicas indiretas, estabelecendo assim relações métricas mais elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Yaneth Milena Agudelo Marin

Licenciada en Educación con especialidad en Matemáticas, Magíster en Enseñanza de las Ciencias y estudiante de Doctorado en Educación. He sido docente de matemáticas en instituciones públicas y privadas de la ciudad de Pereira; Colombia, actualmente me desempeño como docente-tutora de la maestría en Enseñanza de las Ciencias de la

Ligia Inés García Castro

Licenciada en Orientación Escolar, Magister en Educación, docente de diferentes programas de maestría en el área de Cognición, didáctica de la matemática y Metodología de la investigación. Docente investigadora en el Centro de Estudios Avanzados en niñez y juventud en la línea de Cognición. Par evaluador de Colciencias en proyectos de investigación de diferentes universidades de Colombia.

Publicado
2016-06-01
Como Citar
Agudelo Marin, Y. M., & García Castro, L. I. (2016). Desenvolvimento da estimativa de grandezas contínuas no volume de magnitude através da implementação de modelagem como estratégia de ensino e aprendizagem. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 12(46). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/565
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-22
##plugins.generic.dates.published## 2016-06-01