A Uma tarefa em aberto no ensino da parábola
Resumo
Este artigo relata a implementação de uma tarefa em aberto sobre o tema da parábola. A experiência foi desenvolvida num grupo de estudantes do 6º ano de bacharelato em engenharia numa instituição educativa do ensino secundário. A aplicação da tarefa aberta destaca a variedade de resoluções implementadas pelos estudantes na sua resolução e mostra como diferentes níveis de conhecimento são abordados graças à flexibilidade que oferece para as suas soluções.
Downloads
Referências
Artigue, M.; Duoday, R.; Moreno, L. y Gómez, P. (1995). Ingeniería didáctica en Educación Matemática. Un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas. Grupo Editorial Iberoamericana.
Brousseau, G. (1986). Fundamentos y métodos de la didáctica de las matemáticas. Universidad de Burdeos.
Duval, R. (1999). Semiosis y pensamiento humano. Registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Editions scientifiques européennes
López, J., Aldana, E. y Alonso, A. (2013). Análisis de la comprensión del concepto parábola. Respuestas, 18(2), 74-79.
López, J., y Aldana, E. (2012). La comprensión del concepto parábola como una cónica. En Obando, Gilberto (Ed.), Memorias del 13° Encuentro Colombiano de Matemática Educativa (pp. 329-334). Medellín: Sello Editorial Universidad de Medellín.
Martínez, A. (2020). Las tareas de final abierto: su incidencia en el aprendizaje de la matemática. Departamento de Matemática. Consejo de Formación en Educación. Uruguay. http://repositorio.cfe.edu.uy/handle/123456789/1099?show=full
National Council of Teachers of mathematics. (NCTM). (2014). De los principios a la acción. Para garantizar el éxito matemático de todos. NCTM. Reston, Va.: NCTM.
Ruiz, J. F. (2014). Una propuesta didáctica para la enseñanza de la parábola como lugar geométrico en el grado décimo de la institución educativa Luis López de Mesa del municipio de Medellín. [Tesis para optar el título de Magister en Enseñanza de las Ciencias Exactas y Naturales, Universidad Nacional de Colombia] https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/74931
Sánchez, L. (2019). La comprensión de la parábola a través de las representaciones semióticas [Tesis para optar el título de Magister en Educación Matemática, Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia]. https://repositorio.uptc.edu.co/bitstream/001/2994/1/TGT_1615.pdf
Scorza, V. (2016). Las tareas de final abierto y su potencial para la enseñanza de la matemática en la formación de profesores. ANEP. https://bit.ly/3MNhuMW
Zaslavsky, O. (1995). Open-ended tasks as a trigger for mathematics teachers' professional development. For the Learning of Mathematics, 15(3), 15-20. https://www.jstor.org/stable/40248183
Direitos de Autor (c) 2023 Elena Freire Gard
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2022-09-22
##plugins.generic.dates.published## 2023-04-28