Desarrollo de competencia matemática en la educación secundaria desde la percepción de estudiantes y profesores del curso Matemática Elemental de la Universidad de Costa Rica

  • Floria Arias Tencio
  • Kattia Rodríguez Ramírez
Palavras-chave: educação matemática, ensino de matemática, competência matemática

Resumo

Neste trabalho são apresentadas as percepções de um grupo de alunos que iniciaram seus estudos universitários e de seus professores, sobre se determinadas ações, que favorecem o desenvolvimento da competência matemática, o estudo foi realizado durante a etapa de ensino médio (de 13 a 17 anos). Os resultados fazem parte da pesquisa: Caracterização da formação matemática no ensino médio dos estudantes do curso MA-0125: Matemática Elemental da Universidade de Costa Rica; realizada nos anos 2010-2011. Na pesquisa foram consultados vários temas relacionados aos trabalhos matemáticos realizados nas salas de aula do ensino médio. O propósito da pesquisa, de forma mais abrangente, é examinar a fundo para compreender o insatisfatório desempenho matemático que mostram a maioria dos estudantes do curso Matemática Elemental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Floria Arias Tencio

Licenciada en Enseñanza de la Matemática y Magíster en Planificación Curricular. Labora en la Escuela de Matemática de la Universidad de Costa Rica como profesora en cursos de servicio y en la formación inicial de profesores de matemática y como investigadora en Educación Matemática. Ha publicado varios libros de texto de matemáticas para primaria, secundaria y universidad.

Kattia Rodríguez Ramírez

Licenciada en Enseñanza de la Matemática. Cuenta con amplia experiencia en la Enseñanza de la Matemática como profesora en educación secundaria y universitaria inicia.Coordina e imparte el curso Matemática Elemental de la Escuela de Matemática, Universidad de Costa Rica. Investigadora en Ed. Matemática.

Publicado
2013-09-30
Como Citar
Arias Tencio, F., & Rodríguez Ramírez, K. (2013). Desarrollo de competencia matemática en la educación secundaria desde la percepción de estudiantes y profesores del curso Matemática Elemental de la Universidad de Costa Rica. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 9(35). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/773
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-06-16
##plugins.generic.dates.published## 2013-09-30