Prática pedagógica em tempos de pandemia. Caso do bacharel em matemática da Universidade Surcolombiana

Palavras-chave: Prática pedagógica, formação inicial de professores, pandemia, ensino de matemática.

Resumo

O objetivo do artigo é descrever o processo de ajustes e desdobramentos realizados ao curso de Prática Pedagógica II, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Surcolombiana, ao passar inesperadamente de um presencial para um virtual. Assume-se um posicionamento qualitativo, a partir de um estudo de caso instrumental, composto por três docentes em formação matriculados no curso de Prática Pedagógica II, e o professor titular que orienta o curso no segundo semestre de 2020. A partir dos resultados conclui-se que o programa de formação realizado a partir da virtualidade condiciona a necessidade de explorar novas formas de atendimento à formação inicial de professores de matemática, como ações de análise dos fenômenos do ensino de matemática.

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Biografias Autor

Johnny Fernando Alvis Puentes, Universidad Surcolombiana

Profesor de matemáticas. Licenciado en Matemáticas y Doctor en ciencias de la educación de la Universidad del Quindío. Se desempeña como Profesor tiempo completo ocasional de la Licenciatura en Matemáticas de la Universidad Surcolombiana. Desarrolla investigaciones sobre la formación de profesores desde la educación matemática crítica.

Edna Rocio Trujillo Alarcón, Universidad Surcolombiana

Profesora de la secretaria de educación de Neiva, Colombia. Licenciada en Matemáticas y magister en ciencias de la educación de la Universidad del Quindío. Desarrolla investigaciones sobre educación matemática crítica y proyectos contextualizados en matemáticas.

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Publicado
2023-12-02
Como Citar
Alvis Puentes, J. F., Trujillo Alarcón, E. R., & Peña Morales, M. L. (2023). Prática pedagógica em tempos de pandemia. Caso do bacharel em matemática da Universidade Surcolombiana. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 19(69). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/944
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-15
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-05-02
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-02