Preenchimento de quadrados e cubos na dedução geométrico-algébrica da equação do terceiro grau
Resumo
Neste artigo deduziremos geométrico-algebricamente a equação do terceiro grau completando o cubo que se constrói e visualiza no espaço tridimensional, que gera um volume por integração ou soma de diversas figuras geométricas, sejam cubos ou paralelepípedos, formando um sólido. no espaço e ajudaremos uns aos outros a completar cubos. Isso é feito com base em conceitos e proposições da geometria plana, onde são utilizadas figuras geométricas básicas como alguns quadrados, paralelogramos e polígonos regulares ou irregulares e o completamento de quadrados, utilizando alguns produtos notáveis como o quadrinômio do cubo perfeito.
Downloads
Referências
Barreto, J. (2008a). Deducciones de las fórmulas para calcular las áreas de figuras geométricas a través de procesos cognitivos. Números, 69. www.sinewton.org/numeros/numeros/
Barreto, J. (2008b). Deducciones del Teorema de Pitágoras a lo largo de la historia como recurso didáctico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática. Números, 69. www.sinewton.org/numeros/numeros/
Barreto, J. (2009a). Otras deducciones o extensiones del Teorema de Pitágoras a lo largo de la historia como recurso didáctico. Números, 70. http://www.sinewton.org/numeros/numeros/
Barreto, J. (2009b). Percepción geométrica de los productos notables y de la media geométrica. Números, 71. http://www.sinewton.org/numeros/numeros/
Barreto, J. (2010). Deducción y extensión más general del Teorema de Pitágoras. Números, 75. http://www.sinewton.org/numeros/numeros/
Barreto, J. (2011). Dos perspectivas geométricas de la diferencia de cuadrados como recurso didáctico en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la matemática. Matematicalia, 7. No. 2. http://www.matematicalia.net/
Barreto, J. (2014). Dinamización Matemática: Deducción geométrica de los productos notables en el espacio tridimensional como recurso didáctico en el proceso de enseñanza aprendizaje de la matemática. Unión, 38. https://revistaunion.org/index.php/UNION/article/view/724/444
Barreto, J. (2016). Los gnómones y la solución geométrica de ecuaciones de segundo grado y su aplicación a los productos notables. Suma, 38. http://revistasuma.es/revistas
Duval, R. (1998). Geometry from a cognitive point of view. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, pp 37-51.
Euclides. (1996). Elementos. [Traducción de M. L Puertas C.]. (tres vols.). (1a ed.). Editorial Gredos: España.
Real Academia Española. (2001). Diccionario de la lengua española (22a ed.). Consultado en: http://www.rae.es/rae.html
Torregosa, G y Quesada, H. (2007). Coordinación de los Procesos Cognitivos en Geometría. Relime, 10 (2), 273-300. México: Publicación del CLAME.
Direitos de Autor (c) 2023 Julio Cesar Barreto Garcia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-12-05
##plugins.generic.dates.published## 2023-12-23