Proposta de ensino mediado por TIC na disciplina Álgebra Linear da APOE: Dissertação de Mestrado em Carreiras em Engenharia Informática

Palavras-chave: TIC, APOE, Álgebra Linear

Resumo

O presente trabalho relata os resultados de uma investigação cujo objetivo é a implementação de uma proposta de ensino que combina as contribuições da APOE e das TIC na aprendizagem das transformações lineares nas carreiras de engenharia em Santa Fé, Argentina. A proposta partiu de representações dinâmicas utilizando o GeoGebra. O estudo deriva a validação de que, para o caso de R2 e R3, o tratamento gráfico das condições de linearidade reforça o Esquema das operações binárias presentes no conceito. São apresentados os instrumentos de pesquisa e os resultados obtidos na primeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Lorena Podevils, Universidad Nacional del Litoral

Profesora de Matemática, Actualmente maestranda en Didáctica Específica. Profesora en la Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas de la Universidad Nacional del Litoral y Profesora titular en escuelas secundarias del sector público de la provincia de Santa Fe, Argentina.Se dedica a la investigación en Matemática, ocupándose en especial de las dificultades de enseñanza y aprendizaje de los conceptos del álgebra.

Fabiana Montenegro, Universidad Nacional del Litoral

Profesora de Matemática, Licenciada en Matemática Aplicada y Magister en Matemática. Actualmente doctoranda en Educación. Profesora adjunta en la Facultad de Ingeniería y Ciencias Hídricas de la Universidad Nacional del Litoral y Profesora titular en el Profesorado de Educación Secundaria en Matemática de la Escuela Normal Superior N32. Santa Fe–Argentina.

Referências

Arnon, I., Cottrill, J., Dubinsky, E., Oktaç, A., Roa-Fuentes, S., Trigueros, M. & Weller, K. (2014). APOS Theory: A framework for research and curriculum development in mathematics education. Springer Science Estados Unidos

Asiala, M., Brown, A., Devries, D.J., Dubinsky, E, Mathews, D. y Thomas K. (1996). A framework for research and curriculum development in undergraduate mathematics education. En J. Kaput, A.H. Schoenfeld, E. Dubinsky (Eds.) Research in collegiate mathematics education (pp. 1-32). American Mathematical Society. Estados Unidos.

Campos, V. F. (2017). Los conceptos Valor Propio y Vector Propio en un texto de Algebra Lineal: una mirada desde la teoría APOE (Tesis de Maestría). Instituto Politécnico Nacional, Ciudad de México, México.

Dubinsky, E. (1996). Aplicación de la perspectiva piagetiana a la educación matemática universitaria. Educación Matemática 8 (3), 25-41.

Gareth, W. (2002). Algebra Lineal con Aplicaciones. Mc. Graw-Hill. México.

Gerber, H. (1992). Algebra Lineal. Grupo Editorial Iberamericana. México.

Goldenberg, P., Lewis P. & O’Keefe, J. (1992). Dynamic representation and the development of an understanding of function. En G. Harel & E. Dubinsky (Eds), The concept of Function: Aspects of Epistemology and Pedagogy (pp. 235-260). Mathematical Association of America. Estados Unidos.

González Astudillo, M. T y Bermudez, E. A. (2010). Comprensión de la integral definida en el marco de la teoría APOE. En A. Contreras de la Fuente y L. Ordóñez Cañada (Eds.). Jornadas de investigación en Didáctica del Análisis Matemático. Baeza, España.

Grossman, S. (2012). Algebra Lineal (Séptima edición). Mc Graw Hill. México.

Hoffman, K. & Kunze, R. (1971). Algebra Lineal. Prentice Hall Hispanoamericana. México.

Kozak, A. M, Pastorelli, S. y Vardanega, P. (2007). Nociones de Geometría Analítica y Álgebra Lineal. McGraw-Hill Interamericana. Argentina

Maturana Peña, I., Parraguez González, M. Trigueros Gaisman, M. (2015). Matriz Asociada a una Transformación Lineal. Una Mirada desde la Teoría APOE. En A. Ruiz (Presidencia), XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México. Recuperado el 15 de enero de 2020, de http://xiv.ciaem-edumate.org/index.php/xiv_ciaem/xiv_ciaem/paper/viewFile/501/226

Molina, G. y Oktaç, A. (2007). Concepciones de la Transformación Lineal en Contexto Geométrico. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 10 (2), 241-273.

Parraguez, M. (2009). Evolución cognitiva del concepto espacio vectorial (Tesis doctoral). Instituto Politécnico Nacional, México.

Ramírez Sandoval, O. and Oktaç, A. (2012). Modelos intuitivos sobre el concepto de transformación lineal. Actes du Colloque Hommage à Michèle Artigue, Université Paris Diderot- Paris 7, Paris, Francia.

Roa-Fuentes, S. y Oktac, A. (2010). Construcción de una descomposición genética: Análisis teórico del concepto transformación lineal. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 13(1), 89-112.

Roa-Fuentes, S. y Oktac, A. (2012). Validación de una descomposición genética de transformación lineal: un análisis refinado por la aplicación del ciclo de investigación de la teoría APOE. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 15(2), 199-232.

Rodriguez Jara, M. R, Parraguez González, M y Trigueros Gaisman, M. (2018). Construcción cognitiva del espacio vectorial R2. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa 21(1), 57-86.

Romero Félix, C. y Oktac, A. (2015). Representaciones dinámicas como apoyo para la interiorización del concepto de transformación lineal. Ponencia de la XIV Conferencia Iberoamericana de Educación Matemática XIV CIAEM-IACME, Chiapas, México.

Romero Félix, C. F. (2016). Aprendizaje de Transformaciones Lineales mediante la Coordinación de Representaciones Estáticas y Dinámicas (Tesis doctoral). Centro de investigaciones y de estudios avanzados del Instituto Politécnico Nacional, Ciudad de México, México.

Soto, J. L., Romero, C. F. e Ibarra, S. E. (2012). El concepto de transformación lineal: una aproximación basada en la conversión Gráfico-Algebraica, con apoyo de GeoGebra. En F. Hitt & C. Cortés (Eds). Formation à la recherche en didactique des mathématiques (pp. 38-49). Loze-Dion. Canadá

Trigueros Gaisman, M., Maturana Peña, I., Parraguez González, M y Rodríguez Jara, M. (2015). Construcciones y mecanismos mentales para el aprendizaje del teorema matriz asociada a una transformación lineal. Educación Matemática 27(2), 95-124. Recuperado el 15 de enero de 2020, de http://www.scielo.org.mx/pdf/ed/v27n2/1665-5826-ed-27-02-00095.pdf

Publicado
2021-05-25
Como Citar
Podevils, L., & Montenegro, F. (2021). Proposta de ensino mediado por TIC na disciplina Álgebra Linear da APOE: Dissertação de Mestrado em Carreiras em Engenharia Informática. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(62). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/159
##plugins.generic.dates.received## 2020-05-31
##plugins.generic.dates.accepted## 2021-05-09
##plugins.generic.dates.published## 2021-05-25