Um modelo praxeológico de referência relacionado ao cálculo de custos: comparação com os desenvolvidos em uma via de pesquisa e estudo em nível universitário

  • Diana Patricia Salgado
  • María Rita Otero
  • Verónica Parra
Palavras-chave: cálculo, universidade, modelo praxeológico de referência, teoria antropológica do didático

Resumo

Este trabalho enquadra-se dentro de uma investigação mais ampla cujo objetivo geral é ensinar matemática para não matemáticos na universidade, adotando as noções centrais da Teoría Antropológica do Didático (TAD). Propõe-se um modelo praxeológico de referência sobre o cálculo de custos de um microempreendimento e compará-lo com o modelo efetivamente desenvolvido. A pergunta geradora estudada: Como calcular os custos num microempreendimiento? envolve praxeologías matemáticas e económicas. Este modelo permite cobrir uma parte do programa de estudos de um curso de Cálculo do nível universitário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Diana Patricia Salgado

Master in Mathematics by the National University of the South (UNS). Professor of Mathematics. Department of Mathematics (UNS). Bahía Blanca. Argentina. Student of the Ph.D. in Science Education at the National University of the Center of the Province of Buenos Aires (UNICEN)

María Rita Otero

Profesora en Matemática y Física. Master in Educational Psychology by the National University of the Centre of the Province of Buenos Aires. Ph. D in Sciences teaching by the University of Burgos, Spain. Postdoctoral formation in the Université-Paris V. Principal Researcher in the CONICET and Professor of the Faculty of Sciences Exacts. Leader of the Núcleo de Investigación en Educación en Ciencia y Tecnología.

Verónica Parra

Profesora en Matemática. Licenciada en Educacion Matemática, PhD in Science Teaching, Mathematics mention by the National University of the Centre of the Province of Buenos Aires (UNICEN). Postdoctoral formation in the University of Brest, France. Assistant Researcher in the CONICET and Professor of the Faculty of Sciences Exacts-UNICEN. Member of the Núcleo de Investigación en Educación en Ciencia y Tecnología (NIECyT).

Referências

Barquero, B. (2009). Ecología de la Modelización Matemática en la enseñanza universitaria de las Matemáticas (Tesis Doctoral). Universidad Autónoma de Barcelona.

Chevallard, Y. (2005). La place des mathématiques vivantes dans l’éducation secondaire: transposition didactique des mathématiques et nouvelle épistémologie scolaire. http://yves.chevallard.free.fr

Chevallard, Y. (2013). Analyses praxéologiques: esquisse d’un exemple. IUFM Toulouse, Francia. http://yves.chevallard.free.fr

Costa, V., Arlego, M. & Otero, M. R. (2013). Enseñanza del Cálculo Vectorial en la Universidad: propuesta de Recorridos de Estudio e Investigación. Revista de Formación e Innovación Educativa Universitaria, 7(14), 20-40.

De Renolfi, M. C. & Cardona, G. (2007). Costos forestales (Serie didáctica Nº 30). Universidad Nacional de Santiago del Estero. Argentina.

Lucas, C. (2015). Una posible razón de ser del cálculo diferencial elemental en el ámbito de la modelización funcional (Tesis Doctoral). Universidad de Vigo.

Mochón, F. & Beker, V. (2003). Economía: principios y aplicaciones. Buenos Aires: McGraw Hill Interamericana.

Otero, M.R., Fanaro, M.A., Corica, A.R., Llanos, V.C., Sureda P. & Parra, V. (2013). Teoría antropológica de lo Didáctico en el aula de matemática. Tandil, Buenos Aires: Dunken.

Salgado, D., Otero, M.R. & Parra, V. (2017). Gestos didácticos en el desarrollo de un recorrido de estudio e investigación en el nivel universitario relativo al cálculo: el funcionamiento de las dialécticas. Perspectiva Educacional, 56(1), 84-108.

Sánchez-Matamoros, G., García, M., & Llinares, S. (2008). La comprensión de la derivada como objeto de investigación en didáctica de la Matemática. RELIME, 11(2), 267-296.

Serrano, L., Bosch, M. & Gascón, J. (2007). Cómo hacer una previsión de ventas. Propuesta de un recorrido de estudio e investigación en un primer curso universitario de administración y dirección de empresas. Actas del II Congreso Internacional sobre la TAD. Francia. http://www4.ujaen.es/~aestepa/TAD_II/Comunicaciones_TAD_II/25-Serrano_Bosch_Gascon_congres_TAD_2.pdf

Trigueros, M. (2005). La noción de esquema en la investigación en matemática educativa a nivel superior. Educación Matemática, 17(1), 5-31.

Publicado
2019-04-01
Como Citar
Salgado , D. P., Otero, M. R., & Parra , V. (2019). Um modelo praxeológico de referência relacionado ao cálculo de custos: comparação com os desenvolvidos em uma via de pesquisa e estudo em nível universitário. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 15(55). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/291
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2021-05-19
##plugins.generic.dates.published## 2019-04-01