Coordenação de Registros de Representação na Aprendizagem de Função linear

  • Marina Soto
  • Carlos Gabriel Herrera
  • Nora Elisa Pereyra
  • Nora Elisa Pereyra
Palavras-chave: registros de representação semiótica, Função Linear

Resumo

Tendo em conta a teoria de Duval, esta pesquisa tem como objetivo analisar o nível de coordenação entre os registros de representação semiótica da função linear em alunos que estão em seu terceiro ano do ensino médio. Um instrumento de coleta de dados foi elaborado e aplicado, constituído por um questionário que envolveu a realização de atividades cognitivas de tratamento e conversão entre diferentes registros semióticos. Os resultados obtidos mostram que, nessa etapa, os alunos têm dificuldades para realizar alguns tipos de conversões, bem como na atividade de tratamento em um determinado registro, percebendo também dificuldades de interpretação, quando a função é apresentada em registro verbal ou coloquial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Marina Soto

Profesora de Matemáticas. Actualmente en etapa final de Licenciatura en Enseñanza de la Matemáticas en la Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de Catamarca. Argentina.

Carlos Gabriel Herrera

Ingeniero Civil. Magister en Docencia Universitaria de Disciplinas Tecnológicas. Profesor Titular Cátedra Algebra. Departamento de Formación Básica. Facultad de Tecnología y Ciencias Aplicadas. Universidad Nacional de Catamarca.

Nora Elisa Pereyra

Licenciada en Matemáticas. Magister en Docencia Universitaria de Disciplinas Tecnológicas. Profesor Adjunto Cátedra Análisis Matemático I. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de Catamarca.

Nora Elisa Pereyra

Licenciada en Matemáticas. Magister en Docencia Universitaria de Disciplinas Tecnológicas. Profesor Adjunto Cátedra Análisis Matemático I. Facultad de Ciencias Exactas y Naturales. Universidad Nacional de Catamarca.

Referências

Córdoba, A. (2008). Análisis semiótico de la función lineal en el álgebra de Baldor. Encuentro Colombiano de Matemática Educativa. Repositorio Digital de Educación Matemática. Universidad de los Andes. Colombia. http://funes.uniandes.edu.co/11917/1/Cordoba2008Analisis.pdf

Cuesta Borges, A., Deulofeu Piquet, Méndez Salazar, M. A. (2010). Análisis del proceso de aprendizaje de los conceptos de función y extremo de una función en estudiantes de economía. Educación matemática, 22(3), 5-21.

Duval, R. (1998). Registros de representación semiótica y funcionamiento cognitivo del pensamiento. Investigaciones en Matemática Educativa II, 173–201. Grupo Editorial Iberoamérica. México.

Duval, R. (1999). Semiosis y pensamiento humano. Registros semióticos y aprendizajes. Universidad del Valle. Cali. Colombia

Duval, R. (2006). Un tema crucial en la educación matemática: La habilidad para cambiar el registro de representación. La Gaceta de la Real Sociedad Matemática Española, 9(1), 143-168.

Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., Baptista Lucio, P. (2010). Metodología de la investigación. Mc Graw Hill. DF México.

Janvier, C. E. (1987). Problems of representation in the teaching and learning of mathematics. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates. Montreal

Prada-Núñez, R., Hernández-Suárez, C., Ramírez-Leal, P. (2016). Comprensión de la noción de función y la articulación de los registros semióticos que la representan entre estudiantes que ingresan a un programa de Ingeniería. Revista Científica, 2(25), 188-205.

Prada-Núñez, R. P., Hernández-Suárez, C. A., Contreras, L. A. J. (2017). Representación semiótica de la noción de función: concepciones de los estudiantes que transitan del Colegio a la Universidad. Panorama, 11(20), 34-44.

Oviedo, L. M., Kanashiro, A. M., Bnzaquen, M., Gorrochategui, M. (2012). Los registros semióticos de representación en matemática. Aula Universitaria, 1(13), 29-36.

Perdomo, E., Tafur, Y., Martínez, J. (2015). La conversión entre los registros de representación de la función lineal y criterios de congruencia entre algunas de sus representaciones. RECME, 1(1), 72-77.

Provincia de Chubut. Argentina. Ministerio de Educación. Resolución 324/14. Diseño Curricular Educación Secundaria. 2014. http://www.chubut.edu.ar/descargas/recursos/secundaria/Dis_curricular/Matematica.pdf

Retamal, I. G. (1998). Registros de representación, el aprendizaje de nociones relativas a funciones: voces de estudiantes. RELIME. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, 1(1), 5-21.

Sastre Vázquez, P., D'Andrea, R., Villacampa, Y., Navarro González, F. J. (2013). Do first-year University students understand the language of Mathematics? Procedia-Social and Behavioral Sciences, 93, 1658-1662.

Publicado
2019-04-01
Como Citar
Soto, M., Herrera, C. G., Pereyra, N. E., & Pereyra, N. E. (2019). Coordenação de Registros de Representação na Aprendizagem de Função linear. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 15(55). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/292
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2021-05-19
##plugins.generic.dates.published## 2019-04-01