Novos conhecimentos para uma educação matemática do século XX1: panorama internacional da modelagem no currículo

  • César Trelles Zambrano
  • Ángel Alsina
Palavras-chave: Modelagem matemática, modelo, resolução de problemas, currículo, estágios educacionais

Resumo

Este artigo discute a importância que foi adquirindo a modelagem matemática nas últimas décadas e se revisa o tratamento curricular que se dá a esse conhecimento desde as principais organizações internacionais-NCTM e ICTMA- que trabalham em educação matemática e em particular no tema da modelagem, assim como os documentos curriculares dos Estados Unidos, Equador e Espanha, com o objetivo de identificar a incorporação desse tema nos planos de estudos oficiais desses países. Os resultados mostram que, embora a modelagem esteja presente em diferentes destaques em documentos curriculares para idades cada vez menores, todavia falta uma melhor articulação dessa componente nos diferentes níveis de ensino, assim como melhores diretrizes curriculares que permitam levar o processo à prática.

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Biografias Autor

César Trelles Zambrano

Profesor de Didáctica de las Matemáticas en la Universidad de Cuenca (Ecuador). Estudiante de Doctorado en la Universidad de Girona (España). Sus líneas de investigación están centradas tanto en la formación del profesorado como en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas en educación secundaria y bachillerato.

Ángel Alsina

Profesor de Didáctica de las Matemáticas en la Universidad de Girona (España). Sus lıneas de investigación están centradas en la enseñanza y el aprendizaje de las matemáticas en las primeras edades y en la formación del profesorado de matemáticas. Ha publicado numerosos artıculos cientı́ficos y libros sobre cuestiones de educación matemática, y ha llevado a cabo múltiples actividades de formación permanente del profesorado de matemáticas en España y en América Latina.

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Publicado
2017-12-19
Como Citar
Trelles Zambrano, C., & Alsina, Ángel. (2017). Novos conhecimentos para uma educação matemática do século XX1: panorama internacional da modelagem no currículo. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 13(51). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/405
Secção
Artículos
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##plugins.generic.dates.published## 2017-12-19