Quebra-cabeça geométrico e investigações didático-matemáticas

  • Uldarico Malaspina Jurado
Palavras-chave: Inquérito, criação de problemas, resolução de problemas, áreas e perímetros, quebra-cabeças

Resumo

Este artigo apresenta e comenta problemas de geometria criados por meio de inquéritos didático-matemáticos, gerados a partir de atividades com dez figuras planas (6 retangulares e 4 triangulares) apresentadas a professores do ensino fundamental e médio em serviço, em oficinas virtuais de criação de problemas. Nesta experiência de investigação e aprendizagem em ambiente lúdico, chegou-se - apoiado na intuição - a problemas aplicáveis ao ensino básico e secundário, que permitem relacionar áreas e perímetros de regiões poligonais, com aspectos básicos da teoria dos números, de sistemas de equações e otimização matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Uldarico Malaspina Jurado

Doctor en Ciencias, Profesor Emérito de la Pontificia Universidad Católica del Perú. Expositor en foros internacionales de Educación Matemática. Autor y coautor de libros y artículos de Matemática y Educación Matemática. Académico de Número de la Academia Nacional de Ciencias del Perú. Palmas Magisteriales - Grado Amauta.

Referências

Cruz-Guzmán, M., García-Carmona, A., & Criado, A. M., (2017) Aprendiendo sobre los cambios de estado en educación infantil mediante secuencias de pregunta–predicción– comprobación experimental. Enseñanza de las Ciencias, 35.3, pp. 175-193

Divrik, R., Pilten, P., & Tas, A. M. (2020). Effect of Inquiry-Based Learning Method Supported by Metacognitive Strategies on Fourth-Grade Students' Problem-Solving and Problem-Posing Skills: A Mixed Methods Research. International Electronic Journal of Elementary Education, 13(2), 287-308.

Gorev, P. M., Telegina, N. V., Karavanova, L. Z., & Feshina, S. S. (2018). Puzzles as a didactic tool for development of mathematical abilities of junior schoolchildren in basic and additional mathematical education. EURASIA Journal of Mathematics, Science and Technology Education, 14(10), em1602.

Malaspina, U. (2017). Operaciones con números y operaciones con funciones afines. Gráficos e indagaciones. UNION, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 50, pp. 167-174

Malaspina, U. (2019). Rectángulos: Perímetros, áreas y curvas de nivel. Una experiencia de indagación. UNION, Revista Iberoamericana de Educación

Matemática, No. 57, pp. 153-161

Malaspina, U. (2021a). Creación de problemas sobre triángulos, jugando con varillas UNION, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 62, pp. 1 – 8.

Malaspina, U. (2021b). Creación de problemas y de juegos para el aprendizaje de las Matemáticas. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, 10(1), 1-17.

Malaspina, U. (2021c). Triángulos en un rectángulo. Situación, actividades, preguntas y problemas. UNION, Revista Iberoamericana de Educación Matemática, 61, 1 - 9

Yerushalmy, M., Chazan, D., & Gordon, M. (1990). Mathematical problem posing: Implications for facilitating student inquiry in classrooms. Instructional Science, 19(3), 219-245.

Publicado
2021-12-23
Como Citar
Malaspina Jurado, U. (2021). Quebra-cabeça geométrico e investigações didático-matemáticas. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(63). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/471
##plugins.generic.dates.received## 2021-12-16
##plugins.generic.dates.published## 2021-12-23