Modelagem para o desenvolvimento da competência matemática no Ensino Fundamental: uma experiência em sala de aula

Palavras-chave: Competência matemática, modelação, ensino primário

Resumo

É discutida uma experiência de sala de aula concebida para promover a aprendizagem da modelação como meio de desenvolver a competência matemática dos alunos do Primário. Partindo de uma questão aberta sobre o comprimento de uma vedação na sua escola, 24 alunos do 6º ano resolveram várias subtarefas apropriadas aos princípios de concepção de Actividades que Estimulam a Modelação. A análise da experiência sublinhou a natureza baseada na competência da experiência, observando que as crianças eram autónomas na procura de dados, na representação da vedação e na utilização de unidades de medida relevantes para responder à pergunta inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Juana María Miñarro Fernández, Universidad de Murcia

Graduada en Educación Primaria por la Universidad de Granada (España) con mención en Educación Especial y Máster Universitario en “Inclusión-Exclusión Social y Educativa: Políticas, Programas y Prácticas” por la Universidad de Murcia.

Jesús Montejo-Gámez, Universidad de Granada

Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Granada (España), Departamento de Didáctica de la matemática. Licenciado en Matemáticas y Doctor por la Universidad de Granada.

Referências

Álvarez, S., Pérez, A., Suárez, M. L. (2008). Hacia un enfoque de la educación en competencias. Consejería de Educación y Ciencia, Principado de Asturias. https://redined.mecd.gob.es/xmlui/bitstream/handle/11162/2576/01720082000075.pdf

Ärlebäck, J. B., Albarracín, L. (2019). The use and potential of Fermi problems in the STEM disciplines to support the development of twenty-first century competencies. ZDM, 51, 979-990. https://doi.org/10.1007/s11858-019-01075-3

Biembengut, M. S. (2007). Modelling and applications in primary education. En W. Blum, P. L. Galbraith, H-W. Henn y M. Niss (Eds.), ICMI Study 14: Modelling and applications in mathematics education 10 (pp. 451-456). Springer.

Blum, W., Leiß, D. (2007). How do students’ and teachers deal with modelling problems? En C. Haines, P. L. Galbraith, W. Blum, y S. Khanet (Eds.), Mathematical Modelling: Education, Engineering and Economics (pp. 222-231). Horwood.

Borromeo-Ferri, R. (2006). Theoretical and empirical differentiations of phases in the modelling process. ZDM, 38(2), 86-95. https://doi.org/10.1007/BF02655883

Castro, E., Castro, E. (1997). Representaciones y modelización. En L. Rico (Ed.), La educación matemática en la enseñanza secundaria (pp. 95-124). Horsori.

Consejería de Educación Cultura y Deporte. (2015). Enseñanzas propias de la Comunidad Autónoma de Andalucía para la Educación Primaria. https://www.juntadeandalucia.es/educacion/descargas/recursos/curriculo-primaria/pdf/PDF/textocompleto.pdf

De Lange, J. (2003). Mathematics for literacy. En B. L. Madison y L. A. Steen (Eds.), Quantitative literacy. Why numeracy matters for schools and colleges (pp. 75−89). The National Council on Education and the Disciplines.

Gallart, C., Ferrando, I., García-Raffi, L. M. (2014). Implementación de tareas de modelización abiertas en el aula de secundaria, análisis previo. En M. T. González, M. Codes, D. Arnau y T. Ortega. (Eds.), Investigación en Educación Matemática XVIII (pp. 327-336). SEIEM.

Greefrath G., Vorhölter K. (2016). Teaching and Learning Mathematical Modelling: Approaches and Developments from German Speaking Countries. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-45004-9

Lesh, R., Hoover, M., Hole, B., Kelly, A., Post, T. (2000). Principles for Developing Thought-Revealing Activities for Students and Teachers. En A.

Kelly y R. Lesh (Eds.), Research Design in Mathematics and Science Education (pp. 591–646). Lawrence Erlbaum Associates.

López, M., Albarracín, L., Ferrando, I., Montejo-Gámez, J., Ramos, P., Serradó, A., Thibaut, E. y Mallavibarrena, R. (2020). La educación matemática en las enseñanzas obligatorias y el Bachillerato. En D. Martín de Diego, T. Chacón, G. Curbera, F. Marcellán y M. Siles (Coords.),

Libro Blanco de las Matemáticas (pp. 1-94). Editorial Centro de Estudios Ramón Areces. https://www.fundacionareces.es/recursos/doc/portal/2020/10/14/libro-blanco-de-las-matematicas.pdf

Maaß, K., Gurlitt, J. (2011). LEMA – Professional Development of Teachers in Relation to Mathematical Modelling. En G. Kaiser, W. Blum, R. Borromeo Ferri y G. Stillman (Eds.), Trends in Teaching and Learning of Mathematical Modelling. International Perspectives on the Teaching and Learning of Mathematical Modelling (pp. 629–639). Springer.

Ministerio de Educación y Formación Profesional (2019). PISA 2018. Programa para la Evaluación Internacional de los Estudiantes. Informe español. https://www.educacionyfp.gob.es/inee/evaluaciones-internacionales/pisa/pisa-2018.html

Montejo-Gámez, J., Amador-Saelices, V. (2017), ¿Cuánto cuesta emprender?: Un proyecto para aprender matemáticas desde un enfoque por competencias. En VIII Congreso Iberoamericano de Educación Matemática. Libro de actas (pp. 500-508). FESPM.

Niss, M., Højgaard, T. (Eds.) (2011). Competencies and Mathematical Learning: Ideas and inspiration for the development of mathematics teaching and learning in Denmark. IMFUFA/NSM, Roskilde University.

OCDE (2013). Marcos y pruebas de evaluación de PISA 2012 Matemáticas, Lectura y Ciencias. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. https://archivos.agenciaeducacion.cl/Marcos_pruebas_evaluacion_PISA_2012.pdf

Peter-Koop, A. (2004). Fermi problems in primary mathematics classrooms: Pupils’ Interactive modelling processes. En I. Putt, R. Faragher y M. McLean (Eds.), Mathematics education for the third millennium: Towards 2010. Proceedings of the 27th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (MERGA), 27 (pp. 454-461). MERGA.

Pickton, D. W., Wright, S. (1998). What's swot in strategic analysis? Strategic change, 7(2), 101-109.

https://doi.org/10.1002/(SICI)1099-1697(199803/04)7:2<101::AID-JSC332>3.0.CO;2-6

Stohlmann, M., Albarracín, L. (2016). What is known about elementary grades mathematical modelling? Education Research International, 8(5), 1-9. https://doi.org/10.1155/2016/5240683

Publicado
2023-08-31
Como Citar
Miñarro Fernández, J. M., & Montejo-Gámez, J. (2023). Modelagem para o desenvolvimento da competência matemática no Ensino Fundamental: uma experiência em sala de aula. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 19(68). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/519
##plugins.generic.dates.received## 2022-03-10
##plugins.generic.dates.accepted## 2023-03-15
##plugins.generic.dates.published## 2023-08-31