Resolución de problemas de Matemáticas y Pensamiento Crítico APRENC-Mates: propuesta de innovación en formación inicial de maestros

  • Claudia Vargas Díaz
Palavras-chave: APRENC-Mates

Resumo

Dentro da Didáctica da Matemática, o método de George Polya foi um referente para a Resolução de Problemas que se utiliza na Formação do Profesorado de Educação Infantil e Primaria (FIPEIP) na Universidade Autónoma de Barcelona.
Numa primeira aproximação perguntávamos-nos como poderia ajudar a teoria do Pensamento Crítico na FIPEIP e para isso elaboramos APRENC-Mates que é uma “traslación” de seis elementos básicos do Pensamento Crítico ao terreno da resolução de problemas de matemáticas. Agora, pensamos que é importante dar a conhecer que a raiz deste estudo surgiu uma tese doctoral e que estas ideias poderiam ser extensibles às carreiras de formação do profesorado de matemática de toda instituição que queira formar professores com a concorrência de resolver problemas de matemática e comunicar a maneira em que realizam suas resoluções.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Claudia Vargas Díaz

Trabaja en el Departamento de Matemática de la Universidad del Bío Bío. Concepción, VIII Región, Chile Línea de Investigación: Formación del Profesorado con énfasis en la Comunicación del Contenido Matemático y la Resolución de Problemas de Matemática. Diploma de Estudios Avanzados (DEA) en Didáctica de la Matemática y doctorando programa de Doctorado en Didáctica de la Matemática. Universitat Autònoma de Barcelona, Barcelona, España. Magister en Ciencias Mención Matemática, Universidad Católica del Norte, Antofagasta.

Publicado
2011-12-14
Como Citar
Vargas Díaz, C. (2011). Resolución de problemas de Matemáticas y Pensamiento Crítico APRENC-Mates: propuesta de innovación en formación inicial de maestros. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7(28). Obtido de https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/895
Secção
Artículos
##plugins.generic.dates.received## 2022-07-07
##plugins.generic.dates.published## 2011-12-14