Rompecabezas, adivinanzas y algo más: una propuesta para la factorización de expresiones algebraicas
Resumo
O artigo mostra o uso de quebra-cabeças e charadas para o ensino da fatoração de expressões algébricas e polinômios, em alunos do ensino médio. Propõe-se apresentar a fatoração de forma não mecânica ou usando memória, mas através de uma visão geométrica e lúdica. Da mesma forma, é mostrado o trabalho realizado com os alunos antes e durante a pandemia, utilizando as redes sociais e programas de apresentação mais conhecidos, conseguindo a transversalidade dos conteúdos trabalhados.
Downloads
Referências
Ayala Velázquez, M. D. (2001). En busca del método para mejorar el aprendizaje y la enseñanza (experimental). Parte I. Revista Contactos. Revista de educación en ciencias e ingeniería, N° 41, 30-44. http://www2.izt.uam.mx/newpage/contactos/anterior/n41ne/metodo.pdf
Ballén Novoa, J. O. (2012). El álgebra geométrica como recurso didáctico en la factorización de polinomios de grado dos. Trabajo realizado a fin de Master. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/10836
Campos Nava, M. y Torres Rodríguez, A. A. (2017). Las tareas de aprendizaje en la enseñanza de las matemáticas a distancia. Revista Mexicana de Bachillerato a Distancia, 19(17), 142-149. http://dx.doi.org/10.22201/cuaed.20074751e.2017.17.64975
Gómez Chacón, Inés M. (2005). Motivar a los alumnos de secundaria para hacer matemática. Publicado en: Matemáticas: PISA en la práctica. Curso de formación de profesores. Ministerio de Educación y Ciencia. http://www.mat.ucm.es/~imgomezc/almacen/pisa-motivar
Jiménez Esteban, D. C. y Márquez Porras, Y. R. (2009). El juego como recurso didáctico para reforzar métodos de factorización en el octavo grado. Trabajo realizado a fin de Licenciatura en Matemáticas. Universidad Industrial de Santander, Bucaramanga, Colombia. https://docplayer.es/7801602-El-juego-como-recurso-didactico-para-reforzar-metodos-de-factorizacion-en-el-grado-octavo-diana-carolina-jimenez-esteban-yudy-rosmira-marquez-porras.html
Malaspina Jurado, U. (2021). Rompecabezas geométrico e indagaciones didáctico-matemáticas. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(63). https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/471
Rizzo, K., Roumieu, S. (2000). “Matemática polimodal I”. Buenos Aires, Argentina: Editorial Sainte Clare.
Rizzo, K., Roumieu, S., Berini, F., Costella, H. (2014). Alternativas diferentes para favorecer la enseñanza de los casos de facotreo. Cuartas Jornadas de Ingreso y Permanencia a Carreras Científico-Tecnológicas. Universidad Nacional de Rosario, Facultad de Ciencias Exactas, Ingeniería y Agrimensura, Rosario. Santa Fe, Argentina. ISBN: 978-987-3662-01-0.
Rojas Marticorena, I. R. (2010). Juegos lógicos como recurso didáctico en el logro de competencias matemáticas. Revista Premisa, año 12(44), pp. 36-43. http://funes.uniandes.edu.co/23024/1/Rojas2010Juegos.pdf
Sánchez Pachas, C.I. (2020). Herramientas tecnológicas en la enseñanza de las matemáticas durante la pandemia COVID-19. Revista Hamut´ay 7(2), 46-57. http://dx.doi.org/10.21503/hamu.v7i2.2132
Tobeña, V. (2020). Pensar el futuro de la escuela desde comunidades de prácticas. Claves desde TikTok. Dilemata, (33), 221–233. https://www.dilemata.net/revista/index.php/dilemata/article/view/412000363
Torres Rodríguez, A. A., Campos, N. M., Morales, M. L., & García, M. O. (2021). Aprendizaje de las Matemáticas durante la pandemia del COVID-19: el actuar de alumnos y docentes ante la transición de lo presencial a on-line. UNIÓN - REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 17(63). https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/432
Villabrille. B. (2005). El juego en la enseñanza de las matemáticas. Revista Premisa, año 7(24), 16-22. http://funes.uniandes.edu.co/23129/1/Villabrille2005El.pdf
Direitos de Autor (c) 2022 Karina Amalia Rizzo, Luciana Volta
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O material publicado na revista é distribuído sob a licença Creative Commons International Attribution 4.0 (CC-BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, misturem, ajustem e desenvolvam seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que você seja creditado com a criação original. Os autores das obras publicadas na Revista Unión mantêm seus direitos autorais sem restrições.
##plugins.generic.dates.published## 2022-08-25